BLOG

7 grandes benefícios de adotar estratégias inbound para sua empresa


Inbound Soul - Agência HubSpot

Todos os programas inbound que implementamos são construídos juntos às equipes de marketing e vendas de nossos clientes, e isso nos dá boas histórias para compartilhar sobre o que de fato funciona na vida prática de quem investe na metodologia inbound.

Escutamos frequentemente o drama das equipes comerciais, que precisam vender, mas encontram imensa dificuldade em acessar seu potencial comprador. Tentativas por telefone são cada dia mais ineficientes, campanhas de e-mail marketing completamente ignoradas, e aos poucos o desânimo vai tomando conta de quem tem papel fundamental para o aumento de faturamento da empresa.

Qual a solução para gerar interações de qualidade com potenciais compradores?

Investir em uma abordagem de marketing e vendas capaz de trazer leads até você, ao invés de ir buscá-los. Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Mas acredite, essa é a melhor maneira de otimizar taxas de conversão de vendas.

Diferentemente dos métodos de marketing tradicionais que visam alcançar o maior número de pessoas possíveis (por exemplo, outdoors, comerciais, feiras, comunicados de imprensa em grandes publicações), o inbound marketing visa atrair e conquistar clientes que já estão procurando ativamente pela solução que você oferece.

Falar com a pessoa certa, na hora certa e do jeito certo.

Nós vemos muita vantagem em respeitar o novo jeito de pesquisar do consumidor moderno, que evita e se recusa a receber abordagens invasivas. Na verdade, nós não apenas vemos, mas comprovamos através de gráficos de performance on time, como os conteúdos inbound são capazes de atrair e conquistar leads já dispostos a interagir com nossos clientes.

Elegi 7 grandes vantagens das estratégias inbound em comparação à estratégias de marketing convencionais, e garanto que podemos conversar sobre tantas outras que, na prática, fazem a diferença para quem visa melhorar performance. Vamos lá:

1- Menor custo de marketing

Fazendo uso de canais digitais gratuitos ou de baixo custo, como um site, e-mail e mídias sociais, o inbound marketing custa aproximadamente 62% menos que o marketing tradicional.

Por isso, ao investir em inbound, sua empresa cria ativos digitais, otimiza atuais recursos, e com isso economiza no futuro, aumentando seu retorno sobre o investimento no longo prazo.

2- Aumento da visibilidade e conscientização

Juntamente com as oportunidades de interação, vem uma maior conscientização e visibilidade. A internet nivelou o mercado global e mudou radicalmente a forma como consumimos conteúdo. Independentemente da natureza do seu negócio, qualquer um pode encontrar e acessar seu site ou seu perfil nas redes sociais, a qualquer hora (não só no horário de atendimento de sua empresa).

Apesar desta vasta audiência, é preciso concentrar esforços e otimizar performances no site e mecanismos de busca para a garantir que você seja encontrado pela audiência certa para sua empresa, ou seja, aqueles com real potencial de comprar sua solução ou produto.

Além disso, ser ativo em mídias sociais ajuda a expandir seu alcance global; contando com o grande público diário nessas plataformas para compartilhar sua mensagem em maior escala.

3 - Geração de Leads mais qualificados

As estratégias inbound produzem 54% mais leads do que as estratégias de marketing tradicional (HubSpot). Isso porque quando sua empresa disponibiliza conteúdo de qualidade que atenda às necessidades de seu comprador ideal, resolve seus maiores pontos de dor e é otimizada para os motores de busca. As chances de atrair pessoas qualificadas para o seu site é imensamente maior.

Mesmo que isso não aconteça em um momento inicial, criar conteúdo educacional para cada estágio de compra do seu potencial cliente (Buyer's Journey) faz com que sua empresa seja uma boa referência para o pesquisador online, e sua marca se torna gentil ao ajudar a orientar com as melhores informações para que ele tome a melhor decisão.

4 - Construção de confiança e credibilidade

O objetivo do inbound marketing não é ser excessivamente promocional. Em vez disso, como mencionamos anteriormente, as táticas de Inbound são focadas principalmente em educar, entreter e oferecer valor real aos potenciais compradores. É sobre como compartilhar seus conhecimentos e dar às pessoas as respostas que elas precisam para tomar uma decisão de compra informada.

Essa abordagem altruísta cria confiança. Quando você dá algo de valor sem pedir nada em troca, os prospects entendem que você não se importa apenas com a venda final; Você está genuinamente interessado em ajudá-los.

5- Mais oportunidades reais de vendas

Em suma, o inbound marketing leva ao aumento das vendas, quando comparado com métodos tradicionais (Outbound). Com tráfego mais qualificado e maior confiança,os prospects que chegam no pipeline da sua equipe de vendas são aquelas oportunidades que realmente sentem-se confortáveis em fazer negócios com sua empresa.

Previamente educados pelo seu conteúdo educacional, sabem o que esperarde você ou de um concorrente. Com leads mais experientes, sua equipe irágastar menos tempo vendendo e mais tempo fechando.

57% das empresas adquiriram um cliente através do blog da sua empresa. (HubSpot)

42% adquiriram um cliente através do Twitter, 57% através do LinkedIn e 48%
através do Facebook. (HubSpot)

6- Monitoramento de dados

Nós já não conseguimos imaginar como é possível crescer sem monitorar e analisar performances de marketing e vendas, e isso só é possível com tecnologia.

O investimento em plataformas para gestão e automação de marketing e vendas permite:

  • Gerenciamento integrado das suas ações de marketing em uma só plataforma
  • Análises de performance e identificação de pontos de atenção e oportunidades “on time
  • Monitoramento de interações e preferências de seus contatos em todo o seu ambiente online
  • Criação e personalização de campanhas através de recursos avançados
  • Automação e gestão de leads qualificados para marketing e vendas
  • Agilidade no atendimento aos novos leads e maior chance de conversão em vendas

Diga adeus às incertezas na elaboração de estratégias e falta de comprovação de ROI.

7 - Alinhamento de marketing e vendas

Inbound tem sido a chave de sucesso para estratégias de negócios em inúmeras empresas, e vai continuar crescendo incrivelmente nos próximos anos. Contudo, de nada adianta implementar novas práticas de geração de leads, se a abordagem de vendas estiver defasada.

Sem o alinhamento das equipes de marketing e vendas, as taxas de conversão de leads qualificados em clientes serão sempre insatisfatórias, e não irão justificar os investimentos.

O consumidor mudou, o marketing mudou, e a área de vendas não pode ficar de fora desta revolução no comportamento do comprador moderno.

Se o seu potencial cliente está confortável dentro de um processo desenvolvido para que ele se sinta seguro, as chances dele dizer "sim" são maiores, não é mesmo?

Invista em novas estratégias de marketing

Pronto! Aqui estão, resumidamente, pelo menos 7 motivos pelos quais a sua empresa deveria repensar as estratégias de marketing, e considerar o investimento em estratégias orientadas à otimização de resultados.

Com novos consumidores empoderados, empresas estão se adaptando a novas formas de fazer negócios, e as melhores estão sendo recompensadas por se tornarem autoridades.

O novo marketing continuará a mudar, novos canais de comunicação estarão disponíveis, e o papel do profissional de marketing continuará a evoluir.

Uma coisa é certa, os dias das vendas invasivas está chegando ao fim. A era da informação já é realidade, e os players que adotarem esse conceito certamente irão se destacar.

Aposte no novo jeito de se relacionar com potenciais e atuais clientes! Se precisar, conte conosco para implementar programas inbound através de plataforma HubSpot.

Sucesso!


Clique Aqui para se inscrever em nosso blog sobre crescimento de negócios

 

Cris Assis

Especialista em inbound marketing & sales, visualiza e operacionaliza soluções para o desenvolvimento de projetos com foco em crescimento e sucesso de negócios.