Certificação em inbound marketing - excelente oportunidade para o desenvolvimento profissional

Maio 03, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Este artigo foi originalmente publicado no blog da HubSpot Brasil, para acessá-lo clique aqui.

Não é de hoje que empreendedores e gestores buscam soluções integradas e efetivas para o crescimento de negócios, mas ultimamente as demandas têm sido expressas com mais intensidade e urgência.

Isto porque mesmo em meio a um difícil momento econômico, as empresas vão continuar investindo, só que de maneira seletiva. Pautam seus investimentos em atividades que priorizam geração de receita, e diminuição de custos.

Mas com ou sem crise, a realidade é que teríamos de reinventar a maneira como interagimos com nossos potenciais clientes, porque o poder não está mais centrado em quem vende, mas sim em quem compra.

Esse é novo paradigma que temos de assumir para estratégias de negócios focadas em resultados, e por isso inbound marketing faz todo sentido.

 

Toda inovação exige capacitação profissional

É da crescente demanda por inovação, que explicamos o sucesso e expansão do inbound marketing e inbound sales em todo o mundo.

O novo jeito de comprar impacta em um novo jeito de ofertar produtos e serviços, fechar negócios, e claro, uma nova maneira de planejar e executar rotinas de marketing e vendas.

E só há uma forma de acompanhar esse movimento: investir em capacitação profissional - tanto por parte de quem presta serviços inbound, quanto por parte de quem contrata, e esta afirmação vem diretamente da experiência prática.

Me considero uma jovem senhora em inbound e HubSpot no Brasil. Atuo com a ferramenta desde 2011, e já estive tanto no papel de cliente de agência, quanto no papel de agência de marketing especializada em inbound.

Ambas as experiências ajudaram a entender que há muita oportunidade, e ao mesmo tempo muitos desafios para implementação prática de tanta inovação, por isso as certificações são pré-requisitos para quem estará envolvido diretamente no trabalho.  

Sempre fui enfática com minha equipe e com profissionais com quem compartilho projetos, pra falar a verdade sou bem exigente comigo mesma, ou seja, sem a certificação somos menos produtivos, menos efetivos e muito menos assertivos.

Portanto, a certificação em inbound marketing não é uma opção, mas sim uma obrigação para quem quer atuar com a metodologia.

A certificação inbound da HubSpot é gratuita e aberta - não há nada que impeça o aprendizado. Além desta, podemos contar com certificações em inbound sales, marketing contextual, HubSpot, e design. Uma bandeja de opções para nosso desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional.

 

Relaciono abaixo, alguns tópicos que enfatizam porque aprender inbound através das certificação HubSpot é tão importante:


Colocam todos os envolvidos na mesma página

É um constante desafio alinhar as estratégias junto às equipes, que irão operacionalizar as entregas. Inbound marketing representa inovação, e na grande maioria das vezes, temos que justificar o porquê desta ou daquela decisão, inclusive para os clientes. Então não adianta implementar conceitos ou ações alheias a metodologia.


Possibilitam otimização de processos e escalabilidade  

Uma das emoções de se trabalhar com marketing, é a possibilidade de dar vazão à criatividade, explorar campanhas, visualizar sucesso, etc…Até então tudo ótimo, mas ainda assim as ideias e implementações devem estar amparadas pelo método. Ele assegura que poderemos entregar mais, e com mais qualidade.

Agências especializadas ou gestores que mantêm seu núcleo inbound interno,  precisam de processos escaláveis, tanto pelo volume, quanto pelos custos das operações inbound.


Nos mantém atualizados sobre as grandes tendências de marketing e vendas

Uma das razões que justificam o alinhamento da Inbound Soul  junto a HubSpot, é o fato de nos sentirmos imersos, em tudo que está relacionado à inovação de marketing e vendas, por isso as certificações HubSpot têm sido fonte de referência constante.

Andar junto à uma organização que pesquisa, fomenta e compartilha educação, traz uma incrível segurança profissional, no curto e longo prazo.


Geram mais oportunidades profissionais

Além do conhecimento adquirido, a certificação abre possibilidades de interações com outros profissionais e comunidades, principalmente quando o assunto é marketing digital. Podemos trocar experiências, buscar novas dicas, tendências e usar toda essa rede como 'termômetro' de sucesso. (Inbound.org, Twitter, Facebook, HubSpot Academy community).

Constantemente recebo boas oportunidades de negócios, provenientes das certificações inbound. As trocas de experiência e informações, não terminam quando pegamos o certificado, elas na verdade estão apenas começando.


Aprenda Inbound. Obtenha seu certificado. Cresça sua empresa. Desenvolva sua carreira

Sou uma eterna estudante. Sempre em busca de atualizações e caminhos, a única coisa da qual tenho certeza é que não posso parar,  portanto assumo as certificações HubSpot como um compromisso.

Indispensáveis para o desenvolvimento das equipes especializadas na metodologia, os cursos de inbound marketing têm sido um dos fatores críticos de sucesso para otimização de performance.

As certificações HubSpot geram oportunidades de criação, produção e execução da metodologia inbound com segurança e eficácia. Se está no conteúdo das aulas, é porque gera resultado - acredite!

Espero que a experiência compartilhada possa motivar outros profissionais de marketing e desejam atualizar competências e conhecimento digital.

Sucesso!!!

New call-to-action

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.