Como a integração HubSpot + Instagram torna a rotina inbound mais fácil

Fevereiro 23, 2018

Um grito! Foi esta a minha reação quando abri a página inicial do HubSpot e recebi a feliz notícia da integração da plataforma com o Instagram.

E por quê foi assim? Vem comigo que eu te explico!

Para quem trabalha taticamente e operacionalmente dentro de uma estratégia inbound, o bom gerenciamento de rotinas deve ser uma premissa, afinal, a desorganização ocasiona uma ineficiência nas entregas.

E não há espaço para o não cumprimento de prazos.

Assim, dentro da minha rotina como gestora de projetos inbound, tento ao máximo otimizar minhas horas dentro dos meus prazos mensais (que podem ser de 28, 30 ou 31 dias) e garantir que as entregas de todos os clientes sejam cumpridas.

Além da visão gerencial requerida para minha função, tenho também obviamente grande parte operacional que, no meu caso, está atrelada à estratégia de conteúdo.

Depois de discutir e aprovar com o cliente, sigo para a produção.

 

Para ganhar escala e assertividade, padronizei meus processos. Cada uma das 4 semanas do mês é destinada a um objetivo principal.

 

Briefings, criação de conteúdo para e-mails marketing, CTAs, lead nurturing, chamadas de lançamento, chamadas de mídias sociais, textos para anúncios de facebook, revisões, aprovações, envio para o design, montagem de peças no HubSpot, monitoramento.

É uma rotina intensa e prazerosa, desde que a equipe esteja alinhada e trabalhando de forma sistêmica.

E neste ponto, confesso: precisei aprender a trabalhar dependendo do comprometimento de outros colegas. Em todas as outras empresas onde trabalhei, meus processos dependiam de mim mesma para começo, meio e fim.

 Com tudo aprovado, é chegada a hora de criar o calendário editorial do cliente e fazer as publicações e programações das mídias sociais. E aqui era onde eu queria chegar.

Lembra o grito do início do texto?

Se você é o responsável por com conteúdo e planejamento de calendário editorial, você vai entender a minha animação.

Todo mês são investidas horas de análise e performance dos resultados dos clientes para conseguir planejar as chamadas para o mês seguinte. O prazer de terminar o estudo e a programação e enviar o preview do calendário para o cliente é sempre muito bom. Significa ter tempo hábil para estudar mais e sugerir novas possibilidades para melhorias de estratégias.


Mas então… tinha o Instagram.

Dependendo do cliente, diariamente, a cada dois dias ou semanalmente era preciso relembrar do conteúdo estabelecido no calendário editorial e fazer a publicação manualmente.

A mídia não podia ficar fora da estratégia. O alcance do Instagram têm sido incrível.

Não dava para negligenciar uma plataforma com mais de 700 de milhões de usuários ativos. E mais que isso, usuários engajados. Eles interagem, participam.

Pra mim, trata-se de uma grande plataforma de aproximação. E aproximação tem absolutamente tudo a ver com a metodologia Inbound.

Não dava pra ter a deliciosa sensação de “finalizar uma tarefa com sucesso”.

Li vários fóruns de usuários esperando muito por esta notícia da integração e nesta semana ela aconteceu!

Agora, mais um processo poderá ser padronizado com começo, meio e fim, utilizando a plataforma all in one que tanto amamos.

Tenho certeza que será um grande facilitador e o melhor, ajudará nossa equipe a ser cada vez mais produtiva.

 

Thanks, HubSpot! You rock!
Implementação HubSpot

Lillian Ambrosio
Lillian Ambrosio

Com alma pulsante por palavras, linguagens e contextos, encontrei na metodologia inbound uma excelente forma de absorver informações e comunicá-las de maneira fluida e eficaz ao leitor. Ter acesso a esta incrível ferramenta trouxe o início da realização de um sonho: trabalhar escrevendo e exercendo uma de minhas grandes paixões.