Inbound: inovação e oportunidade em comunicação e marketing

Maio 16, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

A tecnologia da informação e comunicação causou um verdadeiro "rebuliço" nos departamentos de marketing. Profissionais experientes relatam a dificuldade de adaptação  às novas demandas, grandes agências de comunicação estão se reinventando e investindo fortemente em expertises web, mas embora  tudo pareça estar fora de órbita (ainda), esse tumulto todo também nos diz que é tempo de oportunidade para empresas visionárias.

Empreendedores e gestores já entenderam que não há mais espaço para investir em comunicação e marketing que não gere resultado de negócios, e por isso o inbound tem ganhado destaque entre os tomadores de decisões. 

Para acompanhar o novo comportamento do usuário web, empresas precisam adotar novas práticas, precisam se especializar em novas ferramentas de gestão e integração de marketing e vendas, e principalmente, precisam ser efetivas, analíticas e comprovar retorno de suas ações de marketing. 

 

O marketing mudou, porque o consumidor mudou.

Agências de comunicação, assessoria de imprensa, relações públicas e comunicação corporativa relatam queda expressiva no faturamento e baixa procura por serviços que antes eram carros-chefes em seus negócios. Tudo isso tem um porquê, que nada tem a ver com ineficiência ou falta de experiência.

O acesso à informação e tecnologia mudou radicalmente nossos hábitos de compra.

Pesquisamos mais, interagimos e exigimos muito mais das empresas. Estas, por sua vez, buscam parceiros que as ajudem a estar 24 horas disponíveis em múltiplos canais simultaneamente, por isso as agências estão em meio a desafios de “gente grande”, que ultrapassam as barreiras de se fazer sites bonitos, campanhas de e-mail marketing, ou eventos memoráveis.

Essa semana ouvi o desabafo de um colega. Chateado, ele disse: Cris, parece que os meus 25 anos de história e toda minha bagagem não servem para nada, e tudo que o pessoal quer saber é do tal do inbound, SEO e mídias sociais e etc..

Ele tem certa razão, mas a conversa não terminou desanimada não...

Mostrei a ele que toda a experiência adquirida à frente dos negócios, atendendo clientes, e sua habilidade estratégica de marketing são os principais ingredientes para um bom plano de inbound marketing, e que a parte digital e uso da tecnologia podem receber reforços dos "meninos", ou seja, profissionais que já nasceram em meio à tecnologia e inovação.

Bem, ele visualizou oportunidades e percebeu que suas habilidades são indispensáveis para oferecer serviços inbound, mas como toda inovação, demandam de capacitação técnica e tempo.

A verdade é que em diversas áreas o velho jeito de se fazer as coisas não tem a mesma efetividade no mundo que vivemos hoje, e o jeito é se adaptar e reinventar. 

 

Por onde começar a transformação de seu departamento de comunicação?

Bem, antes de mais nada, a primeira reflexão deve ser pautada em saber quais são as novas diretrizes do marketing mundial, e avaliar se o seu posicionamento de mercado te coloca na via correta do sucesso, ou na contramão dele.

Estratégias de marketing

Não acredito que ações de comunicação tradicionais vão desaparecer, aliás, quem afirma isso está equivocado. Um evento pode ser a melhor ação para determinada campanha, por exemplo, mas a questão é que os esforços de divulgação, gestão de dados e monitoramento de performance serão indispensáveis para comprovar efetividade e dar continuidade às interações com leads, e isso também parte de táticas inbound.

Agregar táticas de inbound marketing junto a outras ações de marketing tradicional é uma excelente estratégia, mas é importante saber se sua equipe está pronta para atuar nas duas frentes, e principalmente, se tem visão sistêmica de ações integradas.

ROI de marketing 

Empresários ou gestores de marketing estão migrando suas decisões de investimentos para ações que possam comprovar eficácia e retorno. E isso só tende a intensificar.

Projetos pontuais, como um site, uma campanha ou evento, continuam sendo muito bem-vindos, mas o pensamento de empreendedores está sendo pautado no médio e longo prazo e por isso ele tem interesse em ações que gerem solidez para suas empresas, optam por estratégias contínuas de crescimento.

 

Sua equipe está pronta para assumir novos desafios?

Este é um fator decisivo no processo de transformação para empresas que visam implementar inbound marketing e vendas; a disponibilidade da equipe em absorver e implementar inovação.

A metodologia inbound funciona porque é uma receita clara de sucesso. É escalável e replicável, mas precisa de gente especializada. Tenho certeza que a maioria dos profissionais de marketing vê vantagem neste novo aprendizado, temos experiência para compartilhar que este desafio pode ser um fator motivacional para a carreira de sua equipe. Veja quem são os potenciais desbravadores de e avalie se eles tem perfil para assumir esse desafio.

 

Inbound marketing é sinônimo de empreendedorismo e inovação tecnológica

Engana-se fortemente quem pensa que inbound marketing é ofertar E-books e fazer Landing Pages. Aliás, isso tem desmerecido muito a metodologia que nasceu para fazer empresas crescerem.

Empresas precisam urgentemente de profissionais especializados em ações de marketing efetivas, que possam abraçar seus clientes, criar experiências satisfatórias e que possam conduzi-los pela mão durante seu processo de decisão de compra.

Por isso o momento é de muita oportunidade para profissionais de marketing, e como tenho dito recentemente: não está nada tranquilo, mas está favorável!

Falamos muito em empreendedores visionários. São eles que visualizam soluções, algo indispensável para o inbound marketing. Uma estratégia inbound precisa ser desenhada por mentes que sabem como atrair, conquistar e fidelizar clientes, e isso só é possível para quem tem noção de negócios, mercados e vendas.

Conte conosco se quiser entender mais sobre serviços inbound, processos e ferramentas de gestão, integração e automação de marketing. Será um prazer ajudar!

Sucesso!

New call-to-action

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.