Demanda por serviços inbound cresce exponencialmente

Abril 06, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Será que é possível, especialmente em nossa atual conjuntura econômica, um gestor não se identificar com o desafio de gerar novos negócios e otimizar despesas? Difícil.

Para manter a competitividade, empresas buscam novas tecnologias para serem mais produtivas, ágeis e eficientes. Investem em recursos para atrair novos clientes, além de fidelizar clientes atuais, e traçam estratégias sustentáveis para médio e longo prazo. Duas áreas têm recebido especial atenção: marketing e vendas.

Isso explica porque a demanda por inbound marketing e inbound sales cresce rapidamente em todo o mundo.

Vivenciamos um momento de grandes desafios sim, mas isso não significa que estamos em apuros, muito pelo contrário!

Empreendedores e gestores ganharam reforços de peso, tanto em recursos tecnológicos, quanto em expertise especializada. A cada dia temos mais plataformas de integração de processos, monitoramento e análises, prontas para proporcionar uma nova experiência aos gestores, que ao invés de ficarem presos à rotinas operacionais, podem se apropriar de recursos para planejar soluções, executar e comprovar a eficácia de suas estratégias.

 

Dados do State of Inbound 2015, publicado pela HubSpot, nos ajudam a entender um pouco mais sobre os desafios atuais das empresas:

  • A comprovação do ROI é um dos principais objetivos, pois esta é a grande moeda de troca para a aprovação de maiores investimentos;
  • Cada vez mais pequenas e médias empresas utilizam o inbound como sua principal atividade de marketing;
  • Grande empresas utilizam tanto inbound quanto outbound marketing, e é inegável o crescimento da abrangência digital em todos os mercados (B2C, B2B, nonprofit);
  • Encontrar a tecnologia correta e gerenciar websites é prioridade para empresas em crescimento.
  • Mais de 34% das empresas sequer calculam o ROI de marketing, por não ter meios ou ferramentas com os dados necessários, ou seja, estão totalmente no escuro.

 

As empresas precisam destas soluções e buscam nas agências especializadas em inbound parcerias para o crescimento de seus negócios. Os profissionais de marketing avançaram muito em inteligência de dados, interações sociais, vendas e utilização de tecnologia, e representam a escolha mais acertada para quem desejar investir na tendência que chegou para ficar.

 

O State of Inbound destaca ainda alguns dados sobre a eficácia da metodologia:

  • O custo por lead é 47% mais barato através de inbound se comparado ao outbound.
  • O investimento puro e simples em anúncios pagos, com o objetivo aumentar o volume de leads no topo do funil, foi afetado pelo aumento dos custos de PPC e o advento dos bloqueadores de Ads em smartphones e navegadores. Empresas precisam encontrar meios mais inteligentes de obter leads de forma permanente.
  • 64% das empresas que investem em inbound esperam um aumento do ROI para o ano seguinte, e o maior incentivo é o próprio sucesso com o inbound nos meses anteriores.
  • Profissionais que priorizam criação de blogs são 19x mais propensos a desfrutar de ROI positivo.

 

O inbound já é uma realidade de sucesso para as agências e empresas nos EUA, onde é predominante em 84% dos pequenos e médios negócios. A proporção é de 3:1, ou seja, 75% das empresas escolheriam inbound como a metodologia preferida de marketing, seja B2B, B2C ou nonprofit.

Em relação ao mercado brasileiro, temos vivenciado de perto a grande demanda das empresas por agências capazes de implementar estratégias avançadas de inbound marketing & sales, mas a verdade é que tudo é ainda muito recente por aqui.

De acordo com o relatório apresentado pela HubSpot, apesar de estar em seu estágio inicial no Brasil, 58% das empresas afirmam utilizar alguns dos elementos presentes no inbound. Em primeiro lugar destaca-se a criação de conteúdo para Blogs (20%), SEO para presença orgânica (18%), e empatados em terceiro a criação de peças visuais e distribuição de conteúdo nas redes sociais (ambos com 16%).

Ainda falando sobre dados do nosso mercado, apenas 11% das agências possuem ferramentas online, e apenas 3% investe ou preocupa-se em automação de marketing, ou seja, a subutilização do inbound é algo notório por aqui -  e isto significa que há muito terreno a ser explorado por profissionais de marketing e vendas de visão, e deverá ser assim de forma crescente nos próximos anos.

Muito além de marketing

Um dos grandes diferenciais do inbound é que ele não se restringe somente ao marketing, tendo também um papel decisivo nas áreas de vendas, serviços ao cliente, desenvolvimento de produtos e TI. Todos estes esforços combinados em um mecanismo alinhado, são bem mais poderosos para aumentar a receita da empresa.

Uma das maneiras que o inbound pode auxiliar nessa interação é prover o time vendas com o maior número de informações possível sobre clientes, através de dados coletados e integrados entre o software de automação de marketing e o CRM. Além disso, o processo de prospecção e atendimento pode ser automatizado entre as equipes através de workflows inteligentes, o que eleva a interação entre os setores a outro nível de performance.

Quando marketing e vendas estão juntos sobre um mesmo acordo de nível de serviço (SLA), podem compartilhar dos mesmos objetivos e métricas, e com isso construir ciclos eficientes para geração e fidelização de novas e melhores oportunidades de negócios.

 

É tempo de explorar e aproveitar novas oportunidades

O sucesso do inbound está intimamente atrelado à duas premissas de negócios: gerar mais receita e diminuir custos, o que significa especial atenção aos investimentos em tecnologia e inovação, principalmente nas áreas de marketing e vendas.

Agências e profissionais  estão nadando em um mar de oportunidades, o desafio maior está em mudar paradigmas obsoletos de marketing, e pensar que assim como as demais empresas, precisam ser produtivos, rentáveis, ágeis e eficientes.

Necessitam se adaptar rapidamente, buscar treinamento, melhores práticas, processos, plataformas e tudo o mais que pode ser oferecidos para atender às demandas crescentes e constantes que virão por parte de seus clientes.

Espero que vocês possam visualizar essas oportunidades como uma grande via de inovação e desafios recompensadores pela frente!

Um grande abraço!

New call-to-action

Bruno Amico
Bruno Amico

Aficionado por tecnologia e inovação digital, atua como "Chief Simplificator Officer", tornando inteligíveis para gestores as complexidades digitais. Desenvolve projetos de implementação, integrações e treinamentos na plataforma HubSpot.