Dicas essenciais para implementação e onboarding em inbound marketing

Novembro 28, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Empresas que adotam estratégias inbound têm 4x mais chances de avaliar suas estratégias de marketing como eficientes. (Hubspot, 2016)

A metodologia que explora o novo jeito de interagir e comprar do consumidor moderno não é uma tendência de marketing mas sim, a grande realidade de sucesso para empresas que adotam as estratégias inbound com excelência.

Inbound marketing prioriza ações convidativas para atrair visitantes para seu website, ao invés de chamar atenção do seu prospect de forma invasiva. Isto é feito através da criação de conteúdo de qualidade, desenvolvido especialmente para o interesse de sua audiência, e publicado em diversos canais digitais. O conceito é trazer o prospect na sua direção, através de informação educativa e relevante, capaz de resolver o problema deles.

Mas as empresas que aderem ao inbound marketing tem um grande desafio: implementar a inovação como manda a cartilha - e isso demanda de muito trabalho, investimento, disponibilidade de tempo, e equipe especializada.

Antes de seguir adiante com este artigo, vou enfatizar que não existe milagre quando o assunto é resultados de negócios, portanto, uma estratégia capaz de resolver desafios complexos de marketing e vendas não pode ser subestimada, e o primeiro passo rumo ao sucesso em inbound é fazer um onboarding bem feito.


Se está pensando em adotar o inbound marketing como estratégia de crescimento para 2017, primeiramente reflita sobre os tópicos abaixo:

  • O website da sua empresa está preparado para receber as estratégias inbound?
  • Quem será o gestor dedicado integralmente a este projeto em sua empresa?
  • Sua equipe atual tem expertise inbound para seguir com as ações? Você precisará contratar novos profissionais, ou irá contar com a expertise das agência de inbound marketing?
  • A Diretoria está envolvida diretamente nesta decisão?
  • Quanto será investido em anúncios pagos (PPC ou Social Ads)?
  • Qual plataforma de gestão, integração e automação de marketing e vendas será utilizada?
  • Está ciente que será necessário um um plano de ação de 12 meses, no mínimo?


A reflexão e decisão sobre as respostas a estas perguntas serão determinantes para o sucesso das estratégias inbound. Todos tópicos mencionados são indispensáveis e podem afetar seriamente o desempenho futuro.


Aqui na Inbound Soul, dividimos a implementação em 4 etapas:

  • fase 1 - Onboarding / Setup
  • fase 2 - Publicações e análises
  • fase 3 - Promoção
  • fase 4 - Otimizações


Neste artigo vamos explorar apenas a primeira fase da implementação de uma estratégia inbound de sucesso: o onboarding.

  • Revisão e adequações técnicas


Este não é momento de sair  publicando conteúdos, mas sim de preparar o "terreno" para receber as grandes construções que estão por vir.  É preciso fazer adequações técnicas, revisar todos os canais on line utilizados por sua empresa, e todas as conexões necessárias para atender as demandas de marketing e vendas. Será implementada uma nova plataforma de gestão, integração e automação, que precisará dialogar com outras plataformas e processos.

  • Auditoria de conteúdo e design


É um período onde avaliamos todos os conteúdos existentes, sejam eles institucionais, de promoção ou abordagens de vendas, e alinhamos a metodologia inbound que será implementada. Lembrando que, inbound não é criar ebooks e artigos!!

Atuamos com diversos segmentos e tipos de empresas, algumas com pouco material de comunicação e outras com ótimos materiais e agências competentes, mas em 100% dos casos, foi preciso recriar a estratégia de comunicação para adequar à metodologia.

Uma das razões que explicam o sucesso do inbound é justamente o jeito de se relacionar com atuais e potenciais clientes. Também será preciso rever o design atual e já estabelecer o padrão a ser utilizado nas futuras peças.

  • Capacitação das equipes


Outro ponto indispensável é a capacitação da equipe que irá trabalhar no projeto inbound. Temos uma nova metodologia e uma nova plataforma sendo implementadas, e não podemos pensar que as rotinas vão continuar iguais.

As duas equipes deverão se empoderar de informações. Se por um lado sua empresa precisará ter pessoas que entendem de inbound, a empresa implementadora do inbound também terá que entender sobre os processos de sua empresa e mercado. Muitas estratégias fracassam justamente por não alinharem as linguagens e demandas.


Inbound marketing é uma inovação, se for para continuar a fazer mais do mesmo marketing, melhor repensar seus investimentos e esforços para atrair novas oportunidades de negócios.

  • Planejamento de marketing e campanhas inbound


Campanhas inbound de sucesso começam com planos e metas bem definidos. Tenha certeza que o escopo de trabalho proposto seja adequado para sua demanda. Muito se fala em quantidade de posts para blog, conteúdo premium, conteúdo para mídias sociais, landing pages e outras peças pertinentes às campanhas inbound, mas essas são apenas partes de uma estratégia efetiva para o funil de marketing e vendas. É preciso saber como o potencial cliente quer se relacionar com sua empresa do início ao fim de sua jornada de compra, e só assim bater o martelo sobre o escopo de trabalho a ser executado.

Os objetivos e metas devem ser definidos em conjunto, levando em consideração a realidade do seu mercado, e o momento da sua empresa. Além do entendimento sobre o comportamento de compra do seu potencial cliente, as campanhas inbound devem levar em consideração o momento da sua empresa, ou seja, se ela está na fase de lançamento ou construção de estratégias online, se ela já está madura em relação ao desempenho de marketing digital e se o momento é de potencializar performance, por exemplo.


Inbound marketing sem um bom onboarding é desperdício de tempo e dinheiro

Parece exagero, mas a grande maioria das empresas ainda esperam resultados como um passe de mágica, por isso somos muito cuidadosos ao afirmar que inbound marketing funciona mesmo, mas apenas para empresas que se preparam para esse investimento.

As estratégias inbound são intimamente vinculadas a resultados, e por isso exigem muito mais do que expertise em comunicação e marketing. É preciso ter a clara visão de negócios e habilidade para entender o comportamento de que  está do outro lado da tela, mas nada disso funciona sem um bom alicerce, e esta é a função do onboarding em inbound marketing, estruturar e preparar o "terreno" para o lançamento e desenvolvimento de campanhas para atrair, converter e encantar potenciais clientes.

Espero que as dicas possam ajudar a entender e otimizar performances em inbound marketing. 

Sucesso!

New call-to-action

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.