Skip to content
Tropical Hub 1 de Dezembro de 2016 3 min de leitura

Dicas essenciais para gerenciar seu orçamento de marketing

As decisões de agora podem significar o sucesso da sua empresa em 2017 - ou não.

Estamos em período de planejamento, e o direcionamento dos investimentos será determinante para o crescimento da sua empresa, por isso ter um bom plano de marketing é tão importante.

As empresas estão cada vez mais cientes que, para gerar novas oportunidades de negócios, precisam engajar potenciais clientes e fidelizar o relacionamento com os atuais. O que se torna uma difícil missão sem ferramentas e estratégias de marketing capazes de gerar interação eficiente, ao mesmo tempo em que otimizam recursos. 

Independente de trabalhar com um orçamento apertado ou não no budget da empresa, é primordial gastar de forma assertiva, com um direcionamento adequado e planejamento prévio, acompanhando se os resultados seguem os caminhos traçados, minimizando a margem de erros.


Abaixo apresento alguns itens indispensáveis que sempre estiveram presentes em meus anos de experiência como Diretor Comercial. Confira:

  • Mensuração de resultados


Sem uma ferramenta de medição (dashboard) não se pode identificar adequadamente os problemas e oportunidades, nem estabelecer um conjunto de prioridades, o que pode afetar negativamente o desempenho das empresas, e ainda deixar as equipes desorientadas, sem um único foco. É fundamental no processo de tomada de decisão para integrar estratégias, recursos e processos.

  • Alinhamento com equipe comercial 


Estruturar o que deve ser feito, colocando de um lado os projetos e de outro os indicadores. As equipes precisam saber o que se espera delas, o alinhamento com a estratégia de marketing é fundamental para um planejamento eficaz, para a solução de problemas e para a liderança. A falta deste alinhamento pode gerar na empresa grandes problemas, como a perda de competitividade e de clientes.

  • Alinhamento área de suprimentos


O equilíbrio entre o estoque X redução dos custos operacionais não pode comprometer o nível de serviço. A área de Marketing coordena ações promocionais como forma de alavancar as vendas, e caso estas ações não estejam alinhadas com área de Suprimentos, poderá haver falta do produto promocionado no mercado. Esta situação tende a causar um impacto negativo no relacionamento com o cliente, gerando stress comercial, e implicando na redução das vendas a longo prazo.

  • Lançamento de produtos


É essencial na estratégia de marketing o investimento em lançamentos de produtos e promoções, ou para ações de oportunidades em função de fatores no mercado, queda nas vendas e resposta a ações da concorrência. Caso esta verba destinada seja muito reduzida, poderá comprometer o resultado, sendo importante analisar a viabilidade de adequar recursos de outras atividades.

  • Marketing digital


Explore o potencial de seus canais de comunicação digital. Saiba quais são os mais indicados ao seu negócio e produto, e você estará apto a rentabilizar o seu investimento de marketing. Utilize o seu orçamento de marketing nas mídias de forma sábia, ampliando o seu alcance, promovendo a sua presença em diferentes plataformas e metodologias.

  • Comunicação nos pontos de vendas


Oferecer ações de merchandising nos pontos de vendas, significa apresentar e fortalecer a presença da sua marca para que o cliente possa conhecer ou lembrar os benefícios do que seu produto oferece. Trabalhe com ações e materiais de comunicação visual, que permitam que seu cliente em potencial chegue até você, possa conhecer ou lembrar as qualidades da sua marca. 

 

Pronto para decolar?

O ano de 2016 ainda não terminou, e há tempo para extrair novas oportunidades com alguns ajustes nas áreas internas da sua empresa para crescer em 2017.

Acompanhe os resultados de seu orçamento, de forma que estejam alinhado aos resultados de vendas, para engajar cada vez mais as áreas envolvidas.

Tenha foco na gestão e integração das atividades acima, não deixe de acompanhar atentamente as tendências do mercado, para ajustar em qualquer tempo suas ações e rever as estratégias, visando estar a frente da concorrência em tempo real.

Procure manter a clareza dos objetivos nestes processos, e sua empresa conseguirá elaborar um planejamento de Inbound Marketing sustentável, para atingir os resultados propostos.

Conte comigo, estou à disposição para ajudar em seus desafios.



avatar

Tropical Hub

Desbravamos, exploramos e inovamos com HubSpot no Brasil.