Grandes desafios de negócios que podem ser resolvidos por agências de inbound marketing

Abril 01, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Marketing é uma arte - sempre foi e sempre será! Mas a exigência para encontrar a fórmula de sucesso que faz com que pessoas sintam-se atraídas por esse ou aquele produto ou serviço mudou, e mudou radicalmente.

Hoje, profissionais de marketing não são considerados apenas grandes criativos, ou executores de belas campanhas de comunicação, feiras e eventos. Eles atuam na linha de frente do planejamento estratégico de seus clientes, propõe soluções que visam crescimento de negócios, analisam dados e expressam seu conhecimento de mercado para novas tendências e inovação tecnológica, e estão cada vez mais ativos no processo de vendas.

Profissionais de inbound marketing são sinônimos das competências descritas acima, e isso explica muito do porquê empresas estão optando por parcerias de negócios com agências especializadas na metodologia.

 

Empresas precisam de excelentes parceiros de marketing

Os desafios dos empreendedores e gestores são igualmente intensos, e na verdade eles estão puxando os profissionais de marketing para esse grande movimento. Afinal, o comportamento de compra do consumidor moderno mudou, ele não aceita mais abordagens invasivas, exige orientação e condução adequadas durante seu processo de decisão de compra.

Ao mesmo tempo, processos de gestão estão focados em análises e monitoramento de performance, e simplesmente lançar belas campanhas não necessariamente traduz resultados.

 

Dentre os grandes desafios atuais de marketing e vendas, destacam-se:

  • Geração de mais e melhores oportunidades de negócios
  • Otimização de taxas de conversão de marketing
  • Otimização de taxas de conversão de vendas
  • Gerenciamento de campanhas de marketing online
  • Monitoramento e análises de resultados
  • Integração de marketing e vendas

 

Estratégias inbound  podem solucionar cada um destes desafios. Trata-se de um método replicável e escalável, planejado para o ciclo eficiente de marketing e vendas, da geração de leads até o fechamento de novos clientes.

Isso explica porque as agências de marketing estão se tornando grande parceiras de negócios de seus clientes.

Elas estão cada vez mais preparadas para visualizar e arquitetar soluções inbound focadas em resultados de sucesso, identificar e gerenciar fluxos de conteúdo multi canais, monitorar resultados de campanhas, e utilizar softwares de integração, gestão e automação de marketing e vendas.

 

Para quê desperdiçar recursos em ações de marketing inefetivas?

Esforços integrados de marketing são indispensáveis, e isso quer dizer que ações do chamado outbound marketing são necessárias para certos modelos de negócios, e honestamente, não acredito que elas vão deixar de existir tão cedo. Mas o fato é que elas, ou são inviabilizadas pela dificuldade de comprovação de eficácia - ou representam altos custos para as empresas.

Feiras, eventos, materiais promocionais, anúncios em revistas e outras vias de comunicação estão perdendo força, e sendo substituídos por opções de menor custo e que possam ter sua performance monitorada e comprovada.

Você pode estar se perguntando agora, mas e os links patrocinados, ou anúncios pagos em mídias sociais e motores de busca, eles funcionam? Sim, eles são considerados peças chave na atração de novos prospects, mas quando são componentes de uma estratégia macro de marketing. Quando realizados de forma isolada, podem até gerar algum resultado, mas provavelmente serão insuficientes para justificar o investimento.

Isso significa que é sim muito importante investir em anúncios pagos, mas só depois que todos os canais online estiverem preparados para receber e qualificar os leads. Já perdi as contas de quantas vezes conversei com gestores que relataram seus investimentos em Ads - muitas vezes 3x o valor do investimento do fee da agência - e não viram o retorno esperado.

Quer apostar em mídia, aposte! Mas tenha certeza de que está pronto para não deixar as oportunidades escaparem. Considere também que anúncios são investimentos pontuais, uma vez que você deixa de investir, deixa de ter novos contatos. Investimentos pautados em conteúdos, por sua vez, tornam-se ativos para sua empresa.

Em contrapartida, dados publicados pela HubSpot através do State of Inbound 2015, comprovam que:

  • Empresas têm 3x mais chances de visualizar ROI positivo através de campanhas de inbound marketing do que campanhas de marketing tradicional. 
  • Inbound é a regra, e não a exceção. 3 em cada 4 gestores de marketing no mundo priorizam campanhas inbound ao invés de campanhas de outbound marketing. 
  • 84% das pequenas empresas estão predominantemente usando inbound marketing
  • Inbound marketing é a estratégia de marketing preferida, independentemente do tipo de empresa, o que significa que empresas B2B, B2C, e organizações sem fins lucrativos optam por investir em inbound.

 

Com mais de 4.000 entrevistados em 150 países, o relatório revela que empresas em todo o mundo predominantemente preferem inbound marketing.

Ainda de acordo com o State of inbound 2015,  geração de leads e conversões são apontados como os maiores desafios para os gestores, que precisam comprovar a eficácia de conversão de marketing e vendas, e para cumprir com esse desafio precisam de recursos específicos, ou seja, tecnologia e expertise.  

 

Como saber se este é o momento ideal para investir em inbound marketing & sales

Você monitora suas campanhas de marketing? Se sim, está satisfeito? Consegue mensurar quantos negócios são gerados, de fato, através de suas campanhas? Como você avalia a performance da sua equipe comercial em relação às oportunidades geradas pelas ações de marketing?

Essas são algumas perguntas que podem trazer boas reflexões sobre investir ou não em soluções inbound.

Se você não tem controle e não monitora suas ações de marketing on time, não confia nas estratégias traçadas, e principalmente, se não está vendo novas demandas por seus produtos e serviços, então provavelmente você está perdendo oportunidades.

 

Pronto para a inovação de marketing?

Empreendedores visionários já entenderam que é tempo de repensar a maneira de falar sobre suas empresas e produtos. Perceberam também que seus investimentos podem ser otimizados e fidelizam parcerias com profissionais que podem co-construir estratégias integradas de marketing e vendas.  

Uma vez implementados, inbound marketing e inbound sales são capazes de criar uma experiência única para seu potencial cliente, e logo você perceberá melhorias nas taxas de conversão de leads qualificados para vendas, e reais oportunidades de negócios.

Novas ferramentas de marketing ajudam a definir melhores práticas e métricas para seus objetivos de negócios, mas isso tudo ainda é uma inovação, para não dizer uma revolução.

Converse com agências e profissionais especializados, eles podem potencializar resultados e otimizar prazos de maturidade em estratégias inbound.

Espero que este artigo tenha ajudado na avaliação de novas soluções para o seu negócio.

Sucesso!

New call-to-action

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.