Diálogo sobre gestão e implementação HubSpot - 7º HUG São Paulo

Novembro 14, 2019

Implementação HubSpot Inbound Soul

Um diálogo franco, transparente e maduro - assim foi a proposta e materialização da 7ª edição do encontro de usuários HubSpot São Paulo.

No dia 12 de novembro clientes e entusiastas da plataforma de gestão de marketing, vendas e serviço, se reuniram para discutir, debater e trocar experiências sobre os desafios de abarcar novas tecnologias digitais em áreas de negócios.

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

Quais os principais desafios na implementação HubSpot? Como realizar integrações? Como preparar equipes internas para esse novo mundo? 

Foram muitas perguntas, mediadas e respondidas por parceiros especializados, profissionais da HubSpot, clientes e usuários. Aproximadamente, duas horas de debate para um público de 110 profissionais dispostos e ávidos por informações sobre melhores práticas e interações de marketing e vendas - na minha opinião, o debate sobre inbound e HubSpot mais maduro que pude presenciar no Brasil!

 

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

HubSpot User Groups

Os encontros de usuários HubSpot (HUGs) acontecem em 35 países, em cidades-chave para desenvolvimento de ecossistemas HubSpot. 

Em São Paulo, os eventos acontecem trimestralmente desde o início de 2018. Além do HUG São Paulo se destacar pelo alto volume de inscritos e participantes, quando comparado aos HUGs de outros países, seus conteúdos e debates maduros chamam a atenção da comunidade global.

A programação do último encontro de 2019 girou em torno das perguntas abrangentemente discutidas em 3 painéis. O primeiro, com participação de clientes da plataforma, apresentou diferentes cenários e estágios de implementação HubSpot, e pontuou a importância de se atentar aos módulos de produtos/licenças escolhidos, mapeamento de processos, gestores e interlocutores de tecnologias, estratégias e cultura organizacional. 

Assim como preza a metodologia inbound,  o evento foi repleto de empatia, trocas, e ótimas oportunidades de networking. A energia entre os participantes, painelistas e parceiros HubSpot foi simplesmente única, como se nós todos estivéssemos sob uma mesma consciência coletiva de negócios, empreendedorismo, suporte e gestão.

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

Com a mediação precisa, dinâmica e divertida de Marcio Almeida, iniciamos nossa roda de debates, pautada nas perguntas da comunidade, com Cassio Ureshino, Lead Generation do Mercado Pago; Matheus Fahel, Senior Sales da Creditas; Paula Flórido; Growth Hacker Marketing Director da Luminae; Paulo Amorim; Gestor de Marketing e Negócios Estratégicos do Grupo R1 e Rafael Pinho, Partner Director da Cartão de TODOS e PreparaTODOS.

Marcio falou sobre o programa de aceleração e debateu junto aos painelistas ideias e melhores práticas para abarcar novas metodologias e ferramentas em equipes internas, com o mínimo de atrito possível nas operações.

Mas, como nem tudo são flores, ouvimos relatos sobre as dificuldades com integrações, uso do aplicativo, dificuldades de evangelizar gestores ou sobre o bom uso do ferramental como o HubSpot. Rafael Pinho, da PreparaTODOS disse que “o maior desafio quando uma empresa não tem um DNA digital é planejar o processo de cultura, pois a chance da implementação da tecnologia dar errado é gigante." Paulo Amorim, do Grupo R1,  escolheu 3 palavras para definir o que querem com HubSpot para 2020: “Integração, Gestão e Multiplicação”.

Cassio Ureshino, do Mercado Pago, diz que ”o HubSpot dá o dinamismo para tomar decisões rápidas e unificar a visão gerencial, pois é possível localizar todos os KPIs em uma única plataforma”. E complementou Paula Flórida, da Luminae: “Sou HubSpot lover. A facilidade e usabilidade do HubSpot supera todas as outras ferramentas”.

Dividindo sua experiência com a implementação HubSpot na Creditas, Matheus Fahel destacou que “humanização e evolução são palavras que definem o universo HubSpot”.

 

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

Parceiros implementadores HubSpot

Dos parceiros HubSpot no Brasil, participaram NA5, WSI Consultoria, MKT4Sales, Hook Digital e Inbound Soul, representados, respectivamente por Angelo Publio, Caio Cunha, Carlos Campos, Carlos Tesore e Bruno Amico. 

Nos 35 minutos de painel, cada parceiro falou um pouco sobre suas respectivas atuações junto à HubSpot, dentre os diversos caminhos que podem ser seguidos com as empresas e o mais importante é entender o core o business de cada uma delas a fim de desenhar um projeto e implementá-lo com sucesso para garantir a plena configuração e usabilidade da tecnologia que propõe a plataforma HubSpot.

Bruno Amico, da Inbound Soul, pontuou que “é preciso caminhar todos os dias com a humildade e sede por aprender com cada cliente, uma vez que cada implementação HubSpot é um mundo totalmente novo”.

 

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

HubSpotters

Por fim, o último painel teve como protagonistas os HubSpotters Paul Rios, Country Manager Brazil; Rodrigo Souto, Marketing Manager e Isabela Carvalho, Channel Consultant LatAm.

O painel todo foi uma conversa aberta entre platéia e painelistas. Mais uma vez, estava lá mediando este bate papo. A platéia perguntou tudo que queria saber sobre a HubSpot e, correspondendo isso, a HubSpot respondeu tudo que pode, até mesmo a pergunta de 1 milhão de dólares. 

Conversamos sobre como é possível melhorar a criação e acompanhar os relatórios, que, a partir de agora, tem funções e atribuições em relação à times e usuários mais completas e precisas. Eles compartilharam também que, em Janeiro de 2020 - lembrando que estamos pouco mais de um mês da virada do ano - chegarão novas certificações em português na HubSpot Academy.

Voltando para pergunta de 1 milhão de dólares: em algum momento a HubSpot pretende precificar a sua plataforma em reais (R$)? E a resposta foi mais que animadora: para HubSpot, 2020 será um ano de investimentos no Brasil, e já que este é um ponto constantemente abordado e discutido em reuniões e que a possibilidade da demanda ser atendida não está distante, com possibilidade de um projeto piloto em breve.

Também de olho em 2020, falamos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação que entrará em vigor do ano que vem e se assemelha muito à GDPR - General Data Protection Regulamentation - já em vigor na União Européia regulamentando o armazenamento e manipulação de dados de usuários na internet. E, também de forma animadora  o posicionamento da HubSpot demonstra grande preocupação e um plano de ação sendo desenvolvido para nos ajudar no entendimento e adesão às novas regras. 

 

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

Happy Hour e Networking

Para finalizar a tarde de muito bate papo e conteúdo, tivemos um happy hour animado, com espaço para aproveitar mais a companhia agradável de todos que estavam lá. Networking, trocas de cartão, expertises, recomendações de livros, palestras e TED EXs, tudo para fomentarmos na comunidade a melhor utilização da plataforma HubSpot e da metodologia Inbound. 

Foram grandes cases de sucesso, momentos de aconselhamento dos usuários mais antigos de HubSpot para os iniciantes e curiosos e acima de tudo: foram momentos para compartilhar. Compartilhar experiências, situações, dificuldades, dicas, melhores formas de alcançar uma meta, de convencer um diretor e de implementar a ferramenta que a gente ama tanto! Foi nítida a animação de todos estarem juntos nessa comunidade Inbound + HubSpot no Brasil. 

 

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

Próximos HUGs

Fique atento para os próximos HUGs em 2020. O HUG São Paulo é um dos maiores eventos em toda comunidade HubSpot e estamos ansiosos para aumentar e trazer mais apaixonados pelo Inbound para a comunidade. Sempre com 4 eventos anuais - um por trimestre - em breve poderemos contar com a agenda e mais informações sobre temas, painelistas, locais e datas.

Agradecimentos

Nosso carinho e agradecimento ao  Mercado Livre e Mercado Pago por ceder o auditório da linda Melicidade para realização do evento e nos permitir momentos incríveis para fechar o ano com HUG SP mais legal até agora. Outro agradecimento ao Grupo R1 pela cenografia, iluminação e sonorização de mais um HUG, - realizando um excelente trabalho!! Aproveito o momento e agradeço também a toda equipe da Inbound Soul que, apesar de serem especialista em fazer a metodologia, implementação e integração HubSpot acontecer, tiram da cartola expertises em organização para fazer do HUG São Paulo uma rica experiência . E, por fim, quero agradecer a comunidade de usuários HubSpot no Brasil e especialmente em São Paulo. São vocês que possibilitam e nos motivam a realizar esses HUGs que estão se tornando cada vez maiores, mais cheios de gente e conteúdo bom!

Galeria de Fotos

Você tem, ou tirou alguma foto no HUG ou quer ver se apareceu de fininho em alguma das oficiais? Elas estão todas na nossa galeria aqui embaixo, salve a sua e compartilhe nossa experiência juntos nas suas redes sociais com a #hugsaopaulo!

>>> Clique aqui para acessar as fotos! <<<

E até o próximo HUG SP 2020!

 

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.