Skip to content
Tropical Hub 14 de Novembro de 2019 6 min de leitura

Diálogo sobre gestão e implementação HubSpot —7º HubSpot User Group SP

Um diálogo franco, transparente e maduro - assim foi a proposta e materialização da 7ª edição do encontro de usuários HubSpot São Paulo.


No dia 12 de novembro clientes e entusiastas da plataforma de gestão de marketing, vendas e serviço, se reuniram para discutir, debater e trocar experiências sobre os desafios de abarcar novas tecnologias digitais em áreas de negócios.

 

dialogo-sobre-gestao-e-implementacao-HubSpot

 

Quais os principais desafios na implementação HubSpot? Como realizar integrações? Como preparar equipes internas para esse novo mundo? 
 
Foram muitas perguntas, mediadas e respondidas por parceiros especializados, profissionais da HubSpot, clientes e usuários. Aproximadamente, duas horas de debate para um público de 110 profissionais dispostos e ávidos por informações sobre melhores práticas e interações de marketing e vendas — na minha opinião, o debate sobre inbound e HubSpot mais maduro que pude presenciar no Brasil!

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

 

HubSpot User Groups

Os encontros de usuários HubSpot (HUGs) acontecem em 35 países, em cidades-chave para desenvolvimento de ecossistemas HubSpot. 
 
Em São Paulo, os eventos acontecem trimestralmente desde o início de 2018. Além do HUG São Paulo se destacar pelo alto volume de inscritos e participantes, quando comparado aos HUGs de outros países, seus conteúdos e debates maduros chamam a atenção da comunidade global.
 
A programação do último encontro de 2019 girou em torno das perguntas abrangentemente discutidas em 3 painéis. O primeiro, com participação de clientes da plataforma, apresentou diferentes cenários e estágios de implementação HubSpot, e pontuou a importância de se atentar aos módulos de produtos/licenças escolhidos, mapeamento de processos, gestores e interlocutores de tecnologias, estratégias e cultura organizacional. 
 
Assim como preza a metodologia inbound,  o evento foi repleto de empatia, trocas, e ótimas oportunidades de networking. A energia entre os participantes, painelistas e parceiros HubSpot foi simplesmente única, como se nós todos estivéssemos sob uma mesma consciência coletiva de negócios, empreendedorismo, suporte e gestão.

 

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

Com a mediação precisa, dinâmica e divertida de Marcio Almeida, iniciamos nossa roda de debates, pautada nas perguntas da comunidade, com Cassio Ureshino, Lead Generation do Mercado Pago; Matheus Fahel, Senior Sales da Creditas; Paula Flórido; Growth Hacker Marketing Director da Luminae; Paulo Amorim; Gestor de Marketing e Negócios Estratégicos do Grupo R1 e Rafael Pinho, Partner Director da Cartão de TODOS e PreparaTODOS.
 
Marcio falou sobre o programa de aceleração e debateu junto aos painelistas ideias e melhores práticas para abarcar novas metodologias e ferramentas em equipes internas, com o mínimo de atrito possível nas operações.
 
Mas, como nem tudo são flores, ouvimos relatos sobre as dificuldades com integrações, uso do aplicativo, dificuldades de evangelizar gestores ou sobre o bom uso do ferramental como o HubSpot. Rafael Pinho, da PreparaTODOS disse que “o maior desafio quando uma empresa não tem um DNA digital é planejar o processo de cultura, pois a chance da implementação da tecnologia dar errado é gigante." Paulo Amorim, do Grupo R1,  escolheu 3 palavras para definir o que querem com HubSpot para 2020: “Integração, Gestão e Multiplicação”.
 
Cassio Ureshino, do Mercado Pago, diz que ”o HubSpot dá o dinamismo para tomar decisões rápidas e unificar a visão gerencial, pois é possível localizar todos os KPIs em uma única plataforma”. E complementou Paula Flórida, da Luminae: “Sou HubSpot lover. A facilidade e usabilidade do HubSpot supera todas as outras ferramentas”.
 
Dividindo sua experiência com a implementação HubSpot na Creditas, Matheus Fahel destacou que “humanização e evolução são palavras que definem o universo HubSpot”.

 

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

Parceiros implementadores HubSpot

Dos parceiros HubSpot no Brasil, participaram NA5, WSI Consultoria, MKT4Sales, Hook Digital e Inbound Soul, representados, respectivamente por Angelo Publio, Caio Cunha, Carlos Campos, Carlos Tesore e Bruno Amico. 
 
Nos 35 minutos de painel, cada parceiro falou um pouco sobre suas respectivas atuações junto à HubSpot, dentre os diversos caminhos que podem ser seguidos com as empresas e o mais importante é entender o core o business de cada uma delas a fim de desenhar um projeto e implementá-lo com sucesso para garantir a plena configuração e usabilidade da tecnologia que propõe a plataforma HubSpot.
 
Bruno Amico, da Inbound Soul, pontuou que “é preciso caminhar todos os dias com a humildade e sede por aprender com cada cliente, uma vez que cada implementação HubSpot é um mundo totalmente novo”.

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

 

HubSpotters

Por fim, o último painel teve como protagonistas os HubSpotters Paul Rios, Country Manager Brazil; Rodrigo Souto, Marketing Manager e Isabela Carvalho, Channel Consultant Latam.
 
O painel todo foi uma conversa aberta entre platéia e painelistas. Mais uma vez, estava lá mediando este bate papo. A platéia perguntou tudo que queria saber sobre a HubSpot e, correspondendo isso, a HubSpot respondeu tudo que pode, até mesmo a pergunta de 1 milhão de dólares. 
 
Conversamos sobre como é possível melhorar a criação e acompanhar os relatórios, que, a partir de agora, tem funções e atribuições em relação à times e usuários mais completas e precisas. Eles compartilharam também que, em Janeiro de 2020 - lembrando que estamos pouco mais de um mês da virada do ano — chegarão novas certificações em português na HubSpot Academy.
 
Voltando para pergunta de 1 milhão de dólares: em algum momento a HubSpot pretende precificar a sua plataforma em reais (R$)? E a resposta foi mais que animadora: para HubSpot, 2020 será um ano de investimentos no Brasil, e já que este é um ponto constantemente abordado e discutido em reuniões e que a possibilidade da demanda ser atendida não está distante, com possibilidade de um projeto piloto em breve.
 
Também de olho em 2020, falamos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação que entrará em vigor do ano que vem e se assemelha muito à GDPR - General Data Protection Regulamentation — já em vigor na União Européia regulamentando o armazenamento e manipulação de dados de usuários na internet. E, também de forma animadora  o posicionamento da HubSpot demonstra grande preocupação e um plano de ação sendo desenvolvido para nos ajudar no entendimento e adesão às novas regras. 
 

Inbound_Soul_Hug_SP_HubSpot_User_Group_Novembro_2019_Mercado_Livre_Mercado_Pago

 

 

Happy Hour e Networking

Para finalizar a tarde de muito bate papo e conteúdo, tivemos um happy hour animado, com espaço para aproveitar mais a companhia agradável de todos que estavam lá. Networking, trocas de cartão, expertises, recomendações de livros, palestras e TED EXs, tudo para fomentarmos na comunidade a melhor utilização da plataforma HubSpot e da metodologia Inbound. 
 
Foram grandes cases de sucesso, momentos de aconselhamento dos usuários mais antigos de HubSpot para os iniciantes e curiosos e acima de tudo: foram momentos para compartilhar. Compartilhar experiências, situações, dificuldades, dicas, melhores formas de alcançar uma meta, de convencer um diretor e de implementar a ferramenta que a gente ama tanto! Foi nítida a animação de todos estarem juntos nessa comunidade Inbound + HubSpot no Brasil. 

 

Pessoas em um auditórios assistindo evento HUG realizado pela Tropical Hub sobre Hubspot.

 

 

Próximos HUGs

Fique atento para os próximos HUGs em 2020. O HUG São Paulo é um dos maiores eventos em toda comunidade HubSpot e estamos ansiosos para aumentar e trazer mais apaixonados pelo Inbound para a comunidade. Sempre com 4 eventos anuais — um por trimestre — em breve poderemos contar com a agenda e mais informações sobre temas, painelistas, locais e datas.
 
 
Agradecimentos

Nosso carinho e agradecimento ao  Mercado Livre e Mercado Pago por ceder o auditório da linda Melicidade para realização do evento e nos permitir momentos incríveis para fechar o ano com HUG SP mais legal até agora. Outro agradecimento ao Grupo R1 pela cenografia, iluminação e sonorização de mais um HUG — realizando um excelente trabalho!! Aproveito o momento e agradeço também a toda equipe da Tropical Hub que, apesar de serem especialista em fazer a metodologia, implementação e integração HubSpot acontecer, tiram da cartola expertises em organização para fazer do HUG São Paulo uma rica experiência . E, por fim, quero agradecer a comunidade de usuários HubSpot no Brasil e especialmente em São Paulo. São vocês que possibilitam e nos motivam a realizar esses HUGs que estão se tornando cada vez maiores, mais cheios de gente e conteúdo bom!

avatar

Tropical Hub

Desbravamos, exploramos e inovamos com HubSpot no Brasil.