HubSpot Video - mais performance para campanhas de marketing e vendas

Novembro 26, 2018

Luzes, câmera, ação. As estratégias de conteúdo com uso de vídeos estão revolucionando as campanhas de marketing.

Capazes de criar conexões poderosas para encantar potenciais clientes em todos os estágios da sua jornada de interações, os vídeos estão entre as táticas mais desejadas por profissionais de marketing, e com toda razão: o vídeo é mais envolvente, memorável e mais popular entre os consumidores que qualquer outro tipo de conteúdo.

Pesquisa realizada pela HubSpot revelou que 54% dos entrevistados gostariam de ver conteúdo de vídeo proveniente de empresas e marcas que eles apoiam. Esta é apenas uma das muitas razões pelas quais as campanhas com utilização de recursos de vídeo estão no topo das listas de prioridades de muitas empresas para o próximo ano.

Que as marcas precisam de uma estratégia de vídeo marketing - isso não é novidade! O que mudou é a relevância dela em todas as plataformas e canais.

 

Vídeo marketing: interação com a mesma eficácia que o conteúdo escrito

O vídeo é não apenas uma parte do plano de marketing geral. É fundamental para sua divulgação e esforços de campanha, especialmente, em estratégias de mídias sociais. Ainda de acordo com HubSpot, quatro dos seis principais canais em que consumidores globais assistem vídeos são canais sociais.

Mas engana-se quem pensa que o vídeo é útil apenas para o entretenimento. O vídeo nas Landing Pages, por exemplo, é capaz de aumentar as taxas de conversão em 80% e a mera menção da palavra "vídeo" na linha de assunto do seu e-mail pode aumentar as taxas de abertura em 19%.

Existem muitas maneiras de aplicar vídeos às estratégias de marketing: vlogs, entrevistas, vídeos tutoriais, apresentações gravadas, demonstrações de produtos, comentários de clientes, depoimentos, anúncios e transmissões ao vivo. Essas são algumas das maneiras pelas quais as empresas estão obtendo imenso sucesso através do vídeo marketing.

 

Estatísticas de Vídeo Marketing

As estatísticas mais recentes mostram que o conteúdo de vídeo marketing é eficaz e a demanda por esse formato de conteúdo está crescendo em um ritmo incrivelmente rápido.

  • Até 2020, os vídeos on-line representarão mais de 80% de todo o tráfego de internet do consumidor (85% nos EUA). (Cisco)

  • 55% das pessoas prestam muita atenção ao consumir vídeos - mais que todos os outros tipos de conteúdo. (HubSpot)

  • Um minuto de vídeo vale 1,8 milhão de palavras. (Forrester Research)

  • O tráfego de vídeo na Internet representou 69% de todo o tráfego global de consumidores na Internet em 2017. (Cisco)

  • 51% de todas as reproduções de vídeo estão em dispositivos móveis. (Adelie Studios)

  • 78% das pessoas assistem a vídeos on-line toda semana e 55% visualizam vídeos on-line todos os dias. (HubSpot)

  • Vídeo social gera 1.200% mais compartilhamentos do que texto e conteúdo de imagem combinados. (Wordstream)

  • 59% dos executivos dizem que preferem assistir a um vídeo do que ler um texto. (Wordstream)

  • A América Latina tem a maior demanda por conteúdo de vídeo no mundo.

 

E por que estamos te contando isso tudo sobre estratégias de vídeo? Porque queremos apresentar mais um poderoso recurso da plataforma HubSpot.

 

Apresentando o HubSpot Video

O HubSpot Video não é um novo aplicativo ou ferramenta, mas sim uma série de recursos de vídeo em toda a plataforma. Em outras palavras, é a vídeo-classificação do HubSpot: a capacidade de criar, hospedar, gerenciar, personalizar e mensurar o desempenho dos vídeos dentro do HubSpot, de maneiras que não eram possíveis antes.

Essa abordagem em toda a plataforma ajudará você a elevar suas campanhas de marketing, vendas e serviços. As melhores equipes de marketing sabem que o vídeo têm o poder de aumentar a notoriedade da marca e gerar leads. Mais importante, ajuda a estabelecer uma conexão genuína entre uma empresa e seus clientes.

 

Aplicações práticas para HubSpot Video
Disponíveis para portais HubSpot marketing versões professional ou enterprise


- Fácil inserção de vídeos em sites, blog posts ou em postagens de mídias sociais

Com a ferramenta, você insere vídeos com apenas um clique, sem a necessidade de usar códigos de incorporação complexos. É só selecionar o vídeo que deseja adicionar… e pronto!

- Inserção de CTAs e formulários em seus vídeos

Dá pra tornar seus vídeos mais interativos utilizando CTAs (calls-to-action: botões de chamadas para próximas ações). Para aumentar as conversões você pode, por exemplo, incluir um formulário pop-up exibido após um determinado período de tempo. Ele essencialmente irá pausar o vídeo e o retorno da exibição só será possível caso o espectador preencha o formulário.

- Monitoramento de desempenho - video analytics

Além da utilização de CTAs e formulários em seu vídeo para gerar maior engajamento do público, a ferramenta de vídeo da HubSpot também inclui relatórios para mensurar a eficácia de suas campanhas e identificar áreas de melhoria. Alguns pontos apresentados neste relatório incluem: 

- Quem assistiu ao vídeo?
- Quantos cliques ele recebeu?
- Quantas vezes o espectador assistiu?
- Por quanto tempo um espectador assistiu seu vídeo?
- Quais seções foram assistidas? 
- Quais dispositivos foram usados para visualização? 

Todas essas informações estarão reunidas no HubSpot juntamente com seus outros esforços de campanha.

- Workflows seguem funcionando em conjunto com seus vídeos

Seus workflows podem ser ativados a partir da exibição de vídeo por um usuário que visitou seu site. Assim, você pode utilizar a ferramenta para nutrir ainda mais seus contatos com conteúdo relevante. Como se não bastasse, ainda é possível enviar um vídeo através do HubSpot CRM.


Qual é o próximo passo para começar a utilizar HubSpot Video?

Se sua equipe de marketing já está utilizando estratégias de vídeo, sua próxima etapa é começar a maximizar a integração gratuita e a incorporação de vídeos nas páginas do seu website. 

Se você ainda não utiliza recursos de vídeo, recomendamos que comece por uma auditoria no seu website em busca de páginas onde os vídeos possam ser aproveitados. Comece com as landing pages (ou páginas de conversão), a página de contato e as principais páginas de produtos ou serviços. 

Se você tiver outros recursos, como depoimentos de clientes, demonstrações de produtos ou outro conteúdo informativo útil, também poderá enviá-los.

Não só equipes de marketing se beneficiam das estratégias de vídeo marketing. Se você faz parte de uma equipe de vendas que ainda não adotou o vídeo em seu processo, identifique maneiras rápidas de começar. Enviar mensagens de vídeo com propostas ou citações é uma ótima maneira de começar. Além disso, redirecionar qualquer conteúdo de marketing existente ajudará você a se familiarizar com as ferramentas.

 

Vídeo Marketing como estratégia de negócios

Está claro que o uso do vídeo chegou para ficar. É hora de aumentar o tráfego de seu site e gerar mais consultas sobre seus produtos e serviços. Como as estatísticas do consumo de vídeos crescem exponencialmente, é importante que sua empresa tenha as ferramentas necessárias para alavancar e capitalizar a estratégia de vídeo.

É importante ressaltar que as estratégias de vídeo marketing estão sempre integradas à uma estratégia de comunicação macro, ou seja, é preciso fazer o alinhamento de conteúdos e objetivos.   

O vídeo pode fazer maravilhas para aumentar o engajamento de conteúdo e as taxas de cliques. As campanhas de vídeo marketing que abusam da personalização e conexão humana geram mais e melhores oportunidades de negócios.

E que melhor maneira de alavancar essa transformação que proporcionar experiências de vídeo personalizadas para seus potenciais e atuais clientes?

 

Se precisar de um parceiro estratégico para implementar vídeo marketing em suas campanhas inbound & HubSpot, conte conosco

Será um prazer ajudar. 

Implementação HubSpot

Cris Assis
Cris Assis

Especialista em inbound marketing & sales, visualiza e operacionaliza soluções para o desenvolvimento de projetos com foco em crescimento e sucesso de negócios.