Skip to content
Tropical Hub 18 de Setembro de 2018 4 min de leitura

INBOUND18: lançamentos e inspirações da plataforma HubSpot

Chegamos de Boston no dia 8 de setembro com a cabeça fervilhando de novas ideias e insights. Foi muito bom reunir a equipe no início da semana para compartilhar um pouco do que vimos e vivenciamos. Esta é minha 4ª experiência no INBOUND e a cada ano, a sensação é a mesma: o HubSpot está ficando cada vez melhor!


O evento significa muito mais que apenas quatro dias de aprendizados e inspirações para evolução em marketing e vendas . Estar dentro da sede da HubSpot e vivenciar um pouco da cultura de lá é um combustível motivacional que nos ajuda a pensar fora da caixa.

Uma usina de ideias gigante ali, à nossa disposição, onde nos preparamos para liberar espaço no hardware, com o propósito de absorver as melhores soluções para os desafios que enfrentamos no dia a dia.

Nesta edição tive o prazer de ir junto com o Lucas, nosso especialista em inbound sales, um jovem perspicaz e antenado em tecnologia para performance de negócios. Juntos conseguimos cobrir várias sessões e conversar com nossos maiores ídolos, uma verdadeira maratona de conhecimento!


HubSpot Updates

Este ano foi repleto de lançamentos e updates, tanto na ferramenta HubSpot como na metodologia inbound marketin e inbound sales, e destacamos alguns tópicos:


1. A aposentadoria do Funil e o nascimento do Flywheel

O diferencial está no encantamento do cliente.
Empresas precisam crescer. Isso é fato. Mas de que modo este crescimento é sustentável? Seria melhor fidelizar ou prospectar? 

Brian Halligan, CEO da HubSpot, foi categórico ao dizer em seu keynote: “é mais fácil melhorar 10x a experiência do seu cliente que melhorar 10x o seu produto”. Ele acredita que o futuro do inbound está na criação da “Era da Melhor Experiência” ao invés de pensar na “Era do Melhor Produto” - como temos visto até agora.

A ponto de abrir mão do antigo funil de vendas - sempre tão estudado dentro da metodologia inbound - para o novo “Flywheel” (roda, ou volante em português). O  abordagem inbound reflete melhor como os clientes podem evoluir no ciclo de vendas, desde a fase inicial de atração, o engajamento ou encantamento - a fim de tornar os clientes evangelistas da marca. O flywheel não tem início ou fim, é uma constante fluída e contínua.

Quando melhoramos constantemente a experiência do cliente, a empresa também melhora sua eficiência e há o crescimento mútuo. Toda essa campanha é refletida no slogan do ano, "Grow Better", e também pela criação do código do cliente, the customer code (clique na imagem para acessar).

Seguindo Brian Halligan: “não é mais o que você vende, mas como você vende”.


2. Lançamento do HubSpot Vídeo

A nova funcionalidade da plataforma inclui a gravação e hospedagem de vídeos, a possibilidade de inserir CTAs e Forms, enfim, inúmeras possibilidades que demonstram pioneirismo da HubSpot por uma razão: videos se transformaram no mais poderoso canal para vendas, marketing e serviços.

Com a utilização do HubSpot Vídeo, será possível conectar, educar e construir um relacionamento muito mais verdadeiro com o cliente - de maneira rápida e fácil - sem que seja necessário sair da plataforma. Dados integrados mais uma vez - maior visibilidade para os gestores de negócios.


3. Autonomia no CMS HubSpot

Tivemos também a feliz notícia que muito em breve, o CMS HubSpot estará disponível em versão standalone, o que permitirá aos usuários ainda iniciantes do HubSpot poder contar com um dos mais modernos, rápidos e seguros CMS (Content Management System) do mercado, e construir “revenue driven” sites, voltados à performance de negócios.

O novo editor conta com a funcionalidade drag'n'drop, possibilitando a criação de sites mesmo por quem não entende de programação.


4. Service Hub aprimorado

Não adianta, hoje AI, machine learning e chatbots estão revolucionando a maneira de relacionar com os clientes envolvendo as conversas - que hoje buscam soluções quase imediatas para suas dúvidas.

Muitos profissionais até citam o ano de 2018 como o Ano no Marketing Conversacional - e seguindo as tendências, a plataforma também lançou sua ferramenta de Serviço.

Assim, o Service Hub é uma solução que expande os esforços de suporte e customer service, e engloba ferramentas de chat, e-mails de equipe, bots e tickets para facilitar a interação, encontrando o cliente em seus próprios termos.


HubSpot Academy e Inbound Leaders

Encontrei no evento muitas pessoas que admiro muito e pude ter a oportunidade de “beber na fonte”. Mais uma vez, um evento que surpreendeu pela organização, excelência e a troca tão grande entre profissionais apaixonados, envolvendo especialmente humildade - o que torna o inbound mais do que uma metodologia - e sim uma filosofia sobre a nova maneira de se fazer negócios frente ao novo mundo.


De olho no INBOUND19

Ir para o Inbound é uma experiência multisensorial, que começa na charmosa Boston e permeia um ambiente receptivo, com pessoas inteligentes de diferentes culturas, em busca de conhecimento, integração e sentido para o seu trabalho. Em poucos lugares e eventos desse porte pude perceber o fator humano acima de números, metas e táticas para aumentar faturamento. Realmente, é um lugar para “crescermos melhor”.

avatar

Tropical Hub

Desbravamos, exploramos e inovamos com HubSpot no Brasil.