Minhas impressões sobre o INBOUND18

Setembro 18, 2018

20180907_105054

Chegamos de Boston no dia 8 de setembro com a cabeça fervilhando de novas ideias e insights. Foi muito bacana reunir a equipe no início da semana para compartilhar um pouco do que vimos e vivenciamos. Esta é minha 4ª experiência no INBOUND e a cada ano, a sensação é a mesma: vai ficando cada vez melhor!

O evento significa muito mais que apenas quatro dias de aprendizados e inspirações. Estar dentro da HubSpot e vivenciar um pouco da cultura de lá é um combustível motivacional que nos ajuda a pensar fora da caixa.

Uma usina de ideias gigante ali, à nossa disposição, onde nos preparamos para liberar espaço no hardware, com o propósito de absorver as melhores soluções para os desafios que enfrentamos no dia a dia.

Nesta edição tive o prazer de ir junto com o Lucas, nosso especialista em inbound sales, um jovem perspicaz e antenado em tecnologia para performance de negócios. Juntos conseguimos cobrir várias sessões e conversar com nossos maiores ídolos, uma verdadeira maratona de conhecimento! 

 

HubSpot Updates

Este ano foi repleto de lançamentos e updates, tanto na ferramenta como na metodologia, podemos destacar alguns pontos:


1) A aposentadoria do Funil e o nascimento do Flywheel. O diferencial está no encantamento do cliente.

Empresas precisam crescer. Isso é fato. Mas de que modo este crescimento é sustentável? Seria melhor fidelizar ou prospectar? 

Brian Halligan, CEO da HubSpot, foi categórico ao dizer em seu keynote: “é mais fácil melhorar 10x a experiência do seu cliente que melhorar 10x o seu produto”. Ele acredita que o futuro do inbound está na criação da “Era da Melhor Experiência” ao invés de pensar na “Era do Melhor Produto” - como temos visto até agora.

E o HubSpot está levando a sério esta evolução.

A ponto de abrir mão do antigo funil de vendas - sempre tão estudado dentro da metodologia - para o novo “Flywheel” (roda, ou volante em português). O novo jeito de abordar Inbound reflete melhor como os clientes podem evoluir no ciclo de vendas, desde a fase inicial de atração, o engajamento ou encantamento - a fim de tornar os clientes evangelistas da marca. O flywheel não tem início ou fim, é uma constante fluída e contínua.

Quando melhoramos constantemente a experiência do cliente, a empresa também melhora sua eficiência e há o crescimento mútuo. Toda essa campanha é refletida no slogan do ano, "Grow Better", e também pela criação do código do cliente, the customer code (clique na imagem para acessar).

grow_better

 

Seguindo Brian Halligan: “não é mais o que você vende, mas como você vende”.


2) Lançamento do HubSpot Vídeo

A nova funcionalidade da plataforma inclui a gravação e hospedagem de vídeos, a possibilidade de inserir CTAs e Forms, enfim, inúmeras possibilidades que demonstram pioneirismo da HubSpot por uma razão: videos se transformaram no mais poderoso canal para vendas, marketing e serviços.

Com a utilização, será possível conectar, educar e construir um relacionamento muito mais verdadeiro com o cliente - de maneira rápida e fácil - sem que seja necessário sair da plataforma. Dados integrados mais uma vez - maior visibilidade para os gestores de negócios.


3) Autonomia no CMS HubSpot

Tivemos também a feliz notícia que muito em breve, o CMS HubSpot estará disponível em versão standalone, o que permitirá aos usuários ainda iniciantes do HubSpot poder contar com um dos mais modernos, rápidos e seguros CMS (Content Management System) do mercado, e construir “revenue driven” sites, voltados à performance de negócios.

O novo editor conta com a funcionalidade drag'n'drop, possibilitando a criação de sites mesmo por quem não entende de programação.


4) Service Hub aprimorado

Não adianta, hoje AI, machine learning e chatbots estão revolucionando a maneira de relacionar com os clientes envolvendo as conversas - que hoje buscam soluções quase imediatas para suas dúvidas.

Muitos profissionais até citam o ano de 2018 como o Ano no Marketing Conversacional - e seguindo as tendências, a plataforma também lançou sua ferramenta de Serviço.

Assim, o Service Hub é uma solução que expande os esforços de suporte e customer service, e engloba ferramentas de chat, e-mails de equipe, bots e tickets para facilitar a interação, encontrando o cliente em seus próprios termos.

A lista de todos os updates é extensa, confira todas as novidades AQUI

 

HubSpot Academy e Inbound Leaders

Encontrei no evento muitas pessoas que admiro muito e pude ter a oportunidade de “beber na fonte”. Mais uma vez, um evento que surpreendeu pela organização, excelência e a troca tão grande entre profissionais apaixonados, envolvendo especialmente humildade - o que torna o inbound mais do que uma metodologia - e sim uma filosofia sobre a nova maneira de se fazer negócios frente ao novo mundo.

 

Jorie Munroe & Angela Hicks Luke Summerfield

As queridas inbound professors Jorie Munroe e former professor Angela Hicks

Luke Summerfield, precursor da metodologia GDD (Growth Driven Design)

 

George B Thomas Dan Tyre

George B. Thomas, um cara íncrivel! Evangelista e Trainer HubSpot, possui um canal para Hubspotters, o Sprocket Talk, uma das melhores fontes de conhecimento sobre a plataforma.

Dan Tyre, funcionário #6 da HubSpot, é um evangelista e entusiasta incrível da empresa. Carismático e cheio de energia, ajuda parceiros em todo o mundo e usa um simpático leão como mascote.

 

IMPACT & Inbound Soul Sarah Phillips
Os talentos da IMPACT, agência Diamond que está despontando como uma das melhores do mundo.

Sarah Philips, líder do programa HubSpot Trainers, do qual somos membros com orgulho!

 

Marcus Sheridan Brian Halligan & Inbound Soul
Marcus Sheridan, International Keynote Speaker extremamente habilidoso e cativante. 
Suas palestras são uma verdadeira aula sobre marketing, vendas e liderança.
Brian Halligan, CEO do HubSpot. O líder da empresa é acessível e gosta de estar no meio de todos. Ganhou várias vezes o prêmio de “Best CEO” em várias categorias. Pamella Cotton, a primeira agente de suporte em português da HubSpot, está fazendo um excelente trabalho e mudando o panorama da atuação da empresa no Brasil.

 

Dharmesh Shah & Bruno Amico
Dharmesh Shah. Founder e CTO da HubSpot. Seu Keynote é o mais esperado de todo o evento. Mesmo se auto declarando avesso ao “contato humano excessivo” e de natureza introvertida, é um orador cativante, e representa a “alma” da HubSpot.

 

De olho no INBOUND19

Ir para o Inbound é uma experiência multisensorial, que começa na charmosa Boston e permeia um ambiente receptivo, com pessoas inteligentes de diferentes culturas, em busca de conhecimento, integração e sentido para o seu trabalho. Em poucos lugares e eventos desse porte pude perceber o fator humano acima de números, metas e táticas para aumentar faturamento. Realmente, é um lugar para “crescermos melhor”.

Até 2019!

 

Inbound19

 Implementação HubSpot

Bruno Amico
Bruno Amico

Especialista em Inbound e HubSpot, desenvolve projetos de implementação e soluções em markerting, vendas e gestão integrada para ambientes corporativos.