Inbound  Marketing como Solução para Fidelizar Clientes

Abril 15, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Para atrair novos clientes, as empresas estão constantemente buscando diversas formas de conquista, investindo em suas equipes comerciais, propagandas criativas, e o que mais possa chamar a atenção frente à concorrência.

É fato que para adquirir um novo cliente o custo é extremamente elevado, de 6 a 7 vezes mais do que o investimento para manter um já existente, portanto investir na manutenção do relacionamento é vital para fidelização da base atual.

O marketing de relacionamento pressupõe, conforme sugerido por Mckenna (1993), a interatividade, a conectividade e a criatividade, para que o cliente realmente seja parte da tática da organização no planejamento de produtos e serviços de valor em um processo eficaz e consecutivo.

A construção desse relacionamento de forma eficiente, pode ser solucionado por estratégias de inbound marketing.

Através das interações online, temos a oportunidades de conhecer mais  sobre os clientes. Consequentemente aprimoramos a qualidade de produtos e serviços, proporcionando um relacionamento rico, duradouro, mediante feedbacks dentro do processo de melhoria continua.


Fidelização de clientes é fundamental para gerar novos negócios

Somos movidos a expectativas em todos os momentos, inclusive de compras, quando decepcionados ficamos frustrados, propagamos o negativo em nosso círculo de relacionamento,  mas quando satisfeitos nosso encantamento se multiplica. Saber dosar o equilíbrio nas relações, é fundamental na atualidade.

Um relacionamento de confiança, onde o cliente está satisfeito com suas necessidades atendidas, vai levá-lo a pensar algumas vezes antes de conhecer ou mudar para outra marca. O avanço da tecnologia não substituiu a importância das relações humanas, na verdade ele chega como um complemento.

Mensurar a satisfação é primordial, o contato deve ser constante e interessante do ponto de vista do cliente. O excesso de oferta pode trazer uma percepção negativa, do mesmo modo a ausência também.

Devemos minimizar o ciclo de perda dos clientes, para que tenhamos um aumento consistente da base, bem como fomentar novos negócios.

Faz parte da estratégia identificar as necessidades, visando a correta definição dos produtos e/ou serviços a serem ofertados, o que propicia melhor relação entre ambas as partes do custo/beneficio.


Neste contexto, o inbound marketing contribui com o sucesso das organizações, tendo como premissa básica atrair e ganhar atenção das pessoas.


Objetivos específicos, que devem ser considerados:

  • Entender os obstáculos da satisfação dos clientes;
  • Reconhecer a importância dos relacionamentos entre empresas e clientes;
  • Identificar e desenvolver diferentes modelos de relacionamento com clientes;
  • Desenvolver e implementar estratégias de fidelização e reconhecê-las como um compromisso de toda a empresa;
  • Desenvolver programas de fidelidade.


Imprescindível que todos na organização tenham a consciência do valor de seu cliente, um patrimônio que não tem preço. Não podemos tratar todos da mesma forma, a comunicação deve ser direcionada com propriedade para cada perfil.

SOMOS SERES ÚNICOS, e apreciamos o singular!


Chaves de sucesso para transformar necessidades individuais em verdadeiras oportunidades de negócios

Identifico que manter o cliente é um grande desafio, principalmente quando todo o mercado está na disputa por sua atenção. O desempenho sustentável dos negócios, depende de bons relacionamentos, lastreados através da confiança, credibilidade e segurança na construção de  longo prazo.


O inbound com sua metodologia, traz o diálogo como segredo do sucesso, interação e troca na medida para cada cliente. Esteja atento às oportunidades abaixo:

  • Trabalhe com sua Equipe o senso de percepção, de estarem sempre conectados, acompanhando as alterações no comportamento do cliente, bem como do respectivo mercado;

  • Desenvolva a capacidade de dar algo a mais, onde todo o resto é igual. Propicie ao seu cliente, um motivo concreto para que sua marca seja a escolhida entre outras diversas;

  • Busque com disciplina o alinhamento dos valores, culturas e comportamentos dentro da empresa, jamais desvie seu foco do cliente;

  • Acompanhe com apoio da ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). O monitoramento permite otimização das estratégias a partir dos resultados;

  • Invista em relações duradouras, através da proximidade, buscando o constante aperfeiçoamento na arte de se comunicar, traçando estratégias inovadoras, que estejam alinhadas com o momento de vida do cliente  e seu consumo;

  • Agregar valor superior no relacionamento, resulta em potencial de benefícios na fidelização do cliente.

A relação entre uma empresa e seu cliente deve ser de encantamento, mesmo quando houver algum descompasso, que prevaleça a comunicação para o devido alinhamento, seja perseverante e mantenha um eterno namoro.

Bons Negócios com muita dedicação.

New call-to-action

Inbound Soul
Inbound Soul

Soluções inbound para empreendedores de marketing visionários.