Skip to content
Cris Assis 19 de Abril de 2016 2 min de leitura

Inbound marketing: estratégia para crescimento de negócios

Como inbound funciona na prática? Qual o investimento? Quais os prazos para resultados? Quais os escopos de trabalho, como preparar equipes para operacionalizarem a metodologia? Essas são perguntas que respondo frequentemente nas conversas com lideranças que já entenderam inbound marketing é uma grande oportunidade para crescimento de negócios.


A execução de um programa completo de Inbound Marketing exige intensa reestruturação interna e assessoria especializada, mas antes de pensar em novos processos, novos prospects e novos contratos, é bom refletir que a dedicação a este investimento não pode ser menosprezada, afinal, estamos falando da implementação de um plano de crescimento de negócios, e não de alguma ação pontual para resultados imediatos. 

 

Como fazer para obter resultados de sucesso com inbound


Contrate um gestor de inbound marketing  

Acredite, você está desperdiçando oportunidades sem um gestor de marketing para cuidar do institucional da sua empresa. Nenhum recurso, nenhuma ferramenta ou conteúdo terá a mesma performance sem um profissional dedicado integralmente ao plano de marketing interno.

Avalie se alguém do seu time tem o perfil - ou contrate alguém com experiência em inbound.


Invista e domine as melhores ferramentas

Não dá para pensar em inbound marketing sem pensar em alta tecnologia. Na verdade, marketing é sinônimo de inovação, "detalhe" indispensável para o desenvolvimento de estratégias, e por isso sua empresa precisa se certificar de que utiliza os melhores recursos disponíveis.

Existem plataformas integradas capazes de facilitar incrivelmente a rotina operacional dos departamentos de marketing e vendas. Mais que isso, elas otimizam produtividade e performance. 

Mas vale a pena reforçar: softwares só funcionam bem, quando bem utilizados!


Crie cultura analítica

E por fim, não podemos esquecer das análises e otimizações. Já ouvi, e vi, muita gente utilizar esses termos apenas para vender os pacotes de serviços inbound, mas usar que é bom, nada!

Se pretende fazer inbound - de verdade - deve se acostumar a monitorar sua performance diariamente, e fazer ajustes semanalmente. O ritmo é mesmo intenso, mas essa é a realidade do novo marketing, e confesso que talvez esse seja uma das grandes adrenalinas de se trabalhar com inbound.

Defina objetivos e metas, monitore e busque melhorias constantes, esse é o caminho para atingir melhores performances com suas campanhas inbound. 


Muita gente tem olhado para o inbound da porta para fora. Investem em conteúdos, social media, SEO e tantos outros recursos na busca por melhores desempenhos, mas a experiência prática e todo embasamento da metodologia inbound me permitem afirmar que vale muito a pena direcionar o olhar para dentro.

Mesmo que você terceirize os serviços de inbound marketing, não deixe de ter em seu sua empresa um profissional dedicado e especializado no monitoramento de oportunidades de negócios através desta estratégia de crescimento de negócios. 


avatar

Cris Assis

Encontrou no HubSpot a fórmula de sucesso para estratégias de inovação e performance, unindo conteúdo e tecnologia avançada.