Inbound marketing: estratégia para crescimento de negócios

Abril 19, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Como inbound funciona na prática? Qual o investimento? Quais os prazos para resultados? Quais os escopos de trabalho, como preparar equipes para operacionalizarem a metodologia? Essas são perguntas que respondo frequentemente nas conversas com lideranças que já entenderam inbound marketing é uma grande oportunidade.

A execução de um programa completo de inbound marketing exige intensa reestruturação interna e assessoria especializada, mas antes de pensar em novos processos, novos prospects e novos contratos, é bom refletir que a dedicação a este investimento não pode ser menosprezada, afinal, estamos falando da implementação de um plano de crescimento de negócios, e não de alguma ação pontual para resultados imediatos. 

 

Como fazer para obter resultados de sucesso com inbound

Contrate um gestor de inbound marketing  - urgentemente !

Acredite, você está desperdiçando oportunidades sem um gestor de marketing para cuidar do institucional da sua empresa. Nenhum recurso, nenhuma ferramenta ou conteúdo terá a mesma performance sem um profissional dedicado integralmente ao plano de marketing interno.

Avalie se alguém do seu time tem o perfil - ou contrate alguém com experiência em inbound.


Invista e domine as melhores ferramentas

Não dá para pensar em inbound marketing sem pensar em alta tecnologia. Na verdade, marketing é sinônimo de inovação, "detalhe" indispensável para o desenvolvimento de estratégias, e por isso sua empresa precisa se certificar de que utiliza os melhores recursos disponíveis.

Existem plataformas integradas capazes de facilitar incrivelmente a rotina operacional dos departamentos de marketing e vendas. Mais que isso, elas otimizam produtividade e performance. 

Mas vale a pena reforçar: softwares só funcionam bem, quando bem utilizados!


Crie cultura analítica

E por fim, não podemos esquecer das análises e otimizações. Já ouvi, e vi, muita gente utilizar esses termos apenas para vender os pacotes de serviços inbound, mas usar que é bom, nada!

Se pretende fazer inbound - de verdade - deve se acostumar a monitorar sua performance diariamente, e fazer ajustes semanalmente. O ritmo é mesmo intenso, mas essa é a realidade do novo marketing, e confesso que talvez esse seja uma das grandes adrenalinas de se trabalhar com inbound.

Defina objetivos e metas, monitore e busque melhorias constantes, esse é o caminho para atingir melhores performances com suas campanhas inbound. 


Muita gente tem olhado para o inbound da porta para fora. Investem em conteúdos, social media, SEO e tantos outros recursos na busca por melhores desempenhos, mas a experiência prática e todo embasamento da metodologia inbound me permitem afirmar que vale muito a pena direcionar o olhar para dentro.

Mesmo que você terceirize os serviços de inbound marketing, não deixe de ter em seu sua empresa um profissional dedicado e especializado no monitoramento de oportunidades de negócios através desta estratégia de crescimento de negócios. 

Sucesso!

New call-to-action

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.