Melhores práticas para implementação HubSpot e Inbound

abril 15, 2019

Implementação HubSpot Inbound Soul

Melhores práticas para implementação HubSpot e Inbound

Pense em como era o Marketing há alguns anos.

Não é tão difícil assim resgatá-lo na memória, até porque, o que chamamos de Marketing Tradicional reverbera somente uns 8 ou 10 anos no passado.

Com certeza você se imaginou ouvindo um anúncio no rádio ou tendo sua programação da TV interrompida com propagandas invasivas - muitas vezes iguais umas às outras. Isso sem falar nos outdoors gigantescos que tiravam sua atenção do trânsito. Coisas que até hoje nos impactam no dia a dia.

A palavra que nos vem em mente é: poluição.

Interruptiva.
Inconveniente.
Sonora.
E visual.

Depois de um tempo, com certeza você começou a ficar saturado com esse tipo de interrupção diária. Isso sem falar na pouquíssima - ou nula - segmentação e assertividade que esses anúncios se propunham a fazer. Não estou dizendo que eles eram feitos sem inteligência ou estratégia, principalmente porque esse tipo de segmentação e análise de dados - que não acontecia muito porque Big Data não era um conceito estabelecido - era extremamente difícil de fazer.

Diversos panfletos, ligações de telemarketing, propagandas, artes, spots na programação do rádio e outdoors que, raramente, lhe apresentam algum serviço ou produto que você tinha interesse em consumir.

Resultado: muito dinheiro gasto para pouco resultado, com extrema dificuldade de mensuração.

E foi justamente dessa sensação de saturação tanto dos anunciantes quanto dos "prospects" - atualmente o que chamamos de Leads - que ambos Digital e Inbound Marketing  surgiram.

A fim de corrigir essa rota de colisão em que seguia o Marketing Tradicional, uma série de empresas com um mindset totalmente diferente e humanizado se propuseram a fazer Marketing não mais pensando em números, mas sim em pessoas.

Porque, no final do dia, quem vai consumir um produto ou serviço que sua empresa está vendendo são justamente elas, as pessoas.

E com esse novo mindset, um novo desafio surgiu: como é possível escalar e replicar um marketing efetivo - numericamente falando - e humanizado? Como encontrar o equilíbrio entre esses dois objetivos quase opostos?

Desse desafio, uma solução surgiu: os softwares de automação de Marketing.Designed Technical Support

Se bem configurados, esses softwares permitem a empresas (como a sua) a execuçãode um plano de Marketingsólido, recorrente, focado em pessoas e em resultados - o famoso Data Driven - e, melhor ainda, sem ter que ocupar tempo operacional das suas equipes de Marketing e Vendas.

Os anos passaram, cada vez mais softwares surgiram no mercado, cada um com suas particularidades, benefícios e aspectos a serem melhorados.

Mas você se pergunta, por que exatamente estou falando disso tudo, sendo que o título do artigo é "O que é um parceiro de implementação de software? E por que você não pode ficar sem?".

Simples.

Estou fazendo esse resgate quase histórico para te ajudar a entender a revolução pela qual estamos passando e que é perfeitamente normal que você se sinta confuso na hora de escolher o software que combina com sua empresa e, mais ainda, estar com alguma dificuldade ou outra para conseguir implementá-lo adequadamente ao seu negócio.

Tomemos o HubSpot como exemplo.

Ele possuiu uma série de ferramentas e instâncias que podem ou não fazer sentido para seu negócio.HubSpot CRM
  1. CRM: o Customer Relationship Manager da HubSpot é totalmente gratuito te ajuda a organizar melhor seus contatos e empresas, desde o momento em que acontece o preenchimento de um formulário de contato no seu website até as trocas de informações entre os times de Marketing e Vendas da sua empresa. Além de possibilitar o monitoramento de ações que um lead realiza dentro das páginas do seu website, isso tudo para elevar a qualidade e quantidade de informações referentes a cada contato.

    Growth & Strategy Consulting
  2. Marketing Hub: aqui sim, a automação de marketing propriamente dita começa acontecer. Gerenciamento de Blog Posts e Redes Sociais da sua empresa, criação de listas de contatos baseados em filtros do seu cenário, disparo de email marketing, captura de Leads via formulário ou CTAs, gerenciamento de anúncios pagos, seja Google AdWords, seja Facebook, LinkedIn e Instagram Ads.

  3. Sales Hub: criação de Deals, Pipelines, divisão das tarefas do time de vendas, agendamento de calls e reuniões comerciais, criação de sequências de emails (focados em vendas) para seus leads, além da criação do Playbook para criar o procotolo correto e compartilhado para todos os seus representantes de vendas.

    Project-based Consulting
  4. Service Hub: com ele é possível criar um fluxo de trabalho para seu time de Suporte baseado nos tickets de suportes automatizados e recebidos no seu website. Além disso, é possível ainda deixar um espaço para seus clientes devolverem feedbacks, bem como criar um canal para perguntas frequentemente realizadas.

 

É muita coisa, né? Imagine só para configurar isso tudo e extrair o máximo de cada uma das ferramentas que fazem toda essa automação acontecer.

Agora sim, chegamos no ponto que eu gostaria de te falar. Justamente no ponto que me inspirou a pensar no título deste artigo.

Assim como outros softwares, o HubSpot tem uma interface e usabilidade otimizada com foco na simplicidade, praticidade e, principalmente, facilitar a vida do pequeno empreendedor, que muitas vezes não dispõe do tempo e conhecimento para utilizar ferramentas mais complexas.

Esses softwares são os famosos "Do It Yoursef", em português, "Faça Você Mesmo". E, de fato, a usabilidade simplificada deles permite que você faça muitas coisas, quase todas as coisas, você mesmo.

No entanto, para extrair o máximo de cada uma dessas ferramentas - que totalizam quase 75, quando você utiliza todas as instâncias do HubSpot (CRM, Marketing, Sales e Service Hub) - é preciso muita experiência prática e muito estudo, uma vez que atualizações - pequenas ou grandes - desses softwares acontecem quase todos os dias.

Falando especificamente dessas quatro instâncias citadas no parágrafo acima: realizar a configuração delas não significa que todas as features estarão disponíveis e funcionando corretamente.

Pensando nisso, separamos 8 pontos de atenção:

  1. Migração de Websites, Blogs, Base de Contatos e Emails: toda migração de dados é extremamente delicada e você sabe disso. E uma simples configuração errada pode impactar em uma perda de dados massiva.

    NPS Question
  2. Relatórios Customizados: assim que uma certa maturidade e familiaridade é adquirida na utilização do HubSpot, você verá que é possível criar relatórios totalmente customizados que tragam dados extremamente específicos do seu negócio. No entanto, eles não são simples de fazer, por mais inteligente e esforçado que você seja. (Falo disso por experiência própria: para um jornalista e conteudista Inbound e possuo um conhecimento prático satisfatório do HubSpot, mas ainda assim, eu tenho muitas, muitas limitações e sempre que preciso de um dado específico, preciso da ajuda de nossos developers e implementadores HubSpot).

  3. Integrações com outros Softwares: outro ponto chave, principalmente para empresas que já possuem ERP próprio ou utilizam outra plataforma de CRM e Vendas. Aqui, precisão na integração de ferramentas terceiras com o HubSpot, bem como na importação/exportação de dados é extremamente delicada, principalmente pela periodicidade de troca de informações entre os softwares integrados. Falando aprofundadamente sobre essas integrações, existem dois tipos no HubSpot: as nativas, que foram desenvolvidas pelo time de programadores da HubSpot e estão disponíveis como Ad-Ons e as customizadas, que exigem o desenvolvimento de APIs pelo parceiro implementador HubSpot que você escolheu e são extremamente customizadas. Elas apresentam resultados incríveis, com aplicações totalmente customizadas, isto é, exatamente o que você e sua empresa desejam. Mas exigem uma expertise técnica em programação, desenvolvimento e conhecimento HubSpot aguçadas.

    Workflows
  4. Workflows: os Fluxos de Trabalho do HubSpot permitem que você faça praticamente qualquer coisa dentro da plataforma, com um nível elevado de customização. Desde réguas de nutrição e relacionamento com leads e clientes, criação de Deals e distribuição automática e rotativa para seu time de vendas, até a alimentação de dados para os Relatórios Customizados que mencionamos acima.

  5. Chatflows: com o mesmo conceito dos Fluxos de Trabalho, os Chatflows criam uma régua de relacionamento totalmente otimizada para o Chat do seu Website, com respostas customizadas automáticas e que podem ajudar a sua empresa a trabalhar de forma totalmente automatizada no acolhimento de leads e no recebimento de Tickets de Suporte e Dúvidas, o que libera tempo operacional do seus times de Vendas e Serviços, garantindo o aumento da produtividade.

  6. Chat em tempo real: também utilizada para acolhimento de leads no seu Website. A única diferença para os Chatflows é que aqui nós temos uma pessoa ou um time responsável por responder, tirar dúvidas, enviar conteúdo de marketing e vendas para seus leads, de forma manual, com o benefício da proximidade com esses possíveis clientes.

  7. Propriedades Customizadas: a criação de propriedades customizadas de acordo com o cenário, segmentação e demandas que só a sua empresa tem é imprescindível para realizar a configuração correta de todas - sim, eu disse todas - as ferramentas disponíveis no seu plano do HubSpot. E, aí você me pergunta: quais ferramentas dependem da configuração correta dessas propriedades customizadas. E eu te respondo: o CRM como um todo, listas, Deals, Pipeline de Vendas, Email Marketing, Relatórios Customizados, Tickets de Serviços, e a lista não para. Uma vez que essas propriedades customizadas estão configuradas corretamente, damos o primeiro passo em direção a plena utilização de todas as features de todas as instâncias do HubSpot: CRM, Marketing, Sales e Services.

    Design Manager
  8. Desenvolvimento de Website CMS HubSpot: além de tudo isso que mencionei acima, ainda temos a possibilidade de desenvolvimento do Website da sua empresa totalmente nativo e integrado a todas as outras ferramentas do HubSpot.

 

Agora que demos um bom passeio passando por todas - ou quase todas - as ferramentas disponíveis dentro da Plataforma HubSpot, deu para entender um pouco mais sobre a importância e complexidade de realizar corretamente essas configurações.

Bônus: proximidade com o HubSpot

Estamos chegando ao final dessa Bíblia que escrevemos para te ajudar a entender como funciona, quais são os desafios e objetivos de uma implementação, então gostaria de deixar um ponto de atenção bônus para você: a proximidade do seu parceiro de implementação de software com a empresa desenvolvedora desse software - no nosso caso, a HubSpot.

A proximidade que temos principalmente com o time de Suporte da HubSpot nos ajuda todos os dias a enfrentar cenários atípicos que surgem nas implementações de nossos clientes. Por isso, gostaria de reiterar a importância disso ao procurar um parceiro para realizar a implementação do software que você deseja utilizar na sua empresa. Não importa qual seja esse software: Salesforce, Orlace, RD Station ou o Microsoft Office.

Por mais simples que essas implementações aparentam ser, contar com um parceiro próximo da empresa desenvolvedora do software e pronto para solucionar desafios nunca antes vistos é imprescindível para blindar a implementação HubSpot contra impasses no projeto.

Experiências da Inbound Soul:

Um cenário comum no nosso dia a dia é encontrar empresas incríveis, que já utilizam HubSpot há um tempo consideravelmente alto e que possuem configurações que não foram realizadas corretamente por outros parceiros ou mesmo pelos times responsáveis por isso dentro dessas empresas.

Cada vez mais, do lado de cá, como implementadores HubSpot, nós também temos entendido a importância de nos posicionarmos como um parceiro responsável, transparente e capacitado para configurar seu HubSpot com excelência.

O que procurar em um parceiro de implementação:

Por isso, preste muita atenção ao escolher seu parceiro de Implementação HubSpot. Analise com carinho cada proposta e cada Case de Sucesso que outras empresas te enviam, levando em consideração a expertise desses parceiros, o tempo e a estratégia de implementação e entenda qual deles faz mais sentido para o atual momento do seu negócio. Pensando em te ajudar, separamos as principais características ao procurar um parceiro de implementação HubSpot, que é o que nós conhecemos:

  1. Relacionamento próximo com a HubSpot.

  2. Experiência prática de implementação comprovada: selos de certificação de qualidade, como HubSpot Certified Trainer e HubSpot Platinum Agency Partner.

  3. Experiência teórica comprovada: Certificações da base de conhecimento do HubSpot Academy, seja na metodologia, seja na utilização e implementação das ferramentas.

  4. Processos estabelecidos: no nosso caso, todas as implementações que realizamos tem um processo pré-estabelecido que mapeia todo caminho desde aquisição ou acesso ao HubSpot de nossos clientes até a entrega da última configuração realizada.

 

Então, finalizando e respondendo às perguntas que te fiz no título do artigo:

O que é um parceiro de implementação de Software?

Um parceiro de implementação de software é justamente o parceiro que vai te ajudar todo o tempo durante a longa, sinuosa e complexa caminhada de implementação do software que sua empresa deseja utilizar.

E por que sua empresa não pode ficar sem?

Porque não dá para sua empresa ser boa no que vocês fazem e ainda aprenderem a implementarem sozinhos uma ferramenta e metodologia totalmente novas. Não é que vocês não tenham capacidade, longe disso. É porque vocês possam não dispor do tempo e das habilidades específicas para tal.

Pense, por mais que haja um universo de informações disponíveis no Google, quando você adoece, você procura e realiza um tratamento sozinho ou você prefere consultar um médico?

A ideia é justamente a mesma.

E por que?

Porque o médico tem toda a experiência prática e conhecimento para lhe oferecer um tratamento preciso, focado na cura.

Pense no seu parceiro implementador de software - e na gente aqui da Inbound Soul - da mesma forma.

Se ficou interessado em saber como nós implementamos HubSpot com sucesso, precisão e agilidade em nossos clientes, entre em contato conosco.

Clique no botão abaixo para falar com um de nossos especialistas em Inbound Marketing e HubSpot.

New call-to-action

Hugo Moura
Hugo Moura

Jornalista, apaixonado por Inbound & Content Marketing. Músico e Designer de Interiores nas horas vagas, que não são muitas. Às vezes arrisca abrir uma arte no Photoshop e adora ajudar gestores visionários a conquistar mais clientes.