Por que a inovação de marketing me conquistou e me fez redirecionar a carreira

Novembro 07, 2017

Implementação HubSpot Inbound Soul

Quatro das maiores redações de televisão do país. A maior agência de Relações Públicas da América Latina. Graduação em Jornalismo. Pós-graduação em Economia. MBA em Derivativos. MBA em Comunicação Empresarial. Mais de 15 cursos de especialização. 

Tanta andança para aplacar uma ansiedade que não me deixa: como me manter atualizado na chamada Quarta Revolução, a Digital? Afinal é imensa a velocidade com que processos são atualizados ou mesmo extintos.

Talvez por isso o interesse por aprender mais e em maior profundidade sempre esteve comigo. 

Quase toda minha carreira foi na produção de conteúdo: para o grande público (enquanto estava em redação de televisão) e para públicos mais segmentados (enquanto fui head de audiovisual numa agência de PR).

O maior desafio era ampliar a percepção de valor sobre o que era produzido. Ou mostrar - no jargão corporativo - o tal do ROI (retorno sobre investimento)

Por mais belo e complexo que fosse o conteúdo, de nada adiantaria se ele não fosse funcional, divulgado de maneira estratégica e monitorado para acompanhar sua performance. 

Já trabalhei com as mais diversas métricas: pontos do Ibope, pages views, likes, compartilhamentos, comentários, quantidade de downloads. E a complexidade só aumentava à medida que era lançada uma nova plataforma Digital. E nos últimos anos foram várias.

Mas, afinal, como mensurar a eficiência de um conteúdo que exigiu tempo, energia e capital dos meus clientes?

Qual o real retorno de imagem, reputação ou de vendas?

Pior: a gente acaba de concluir um curso e Google ou Facebook anuncia mudanças drásticas que geram impacto frontal àquilo tudo que sabíamos a respeito de métricas. 


Métricas, métricas e mais métricas

Minha busca incessante me levou ao encontro do marketing moderno, composto em especial pela metodologia Inbound Marketing e, principalmente, do HubSpot, maior e mais importante software de automação de Marketing, CRM e Vendas do mundo.

O encantamento foi tão forte que me levou a redirecionar minha carreira depois de quase 20 anos. Finalmente, encontrei o que tanto procurava.

O volume e os detalhes apresentados por diversos dashboards do HubSpot me permitiram levar aos clientes informações baseadas em fatos, e não mais em suposições. O software permite :

  • Visitas - número de vezes que os usuários visitaram seu site a partir de uma fonte externa.

  • Conversão - taxa de conversão de visitantes em contatos. E também de contatos em clientes.

  • Contatos - número de novos contatos gerados durante o período de tempo específico.

  • Clientes - o número de clientes cuja primeira conversão ocorreu durante o período de tempo específico.

  • Comparação gráfica entre diferentes períodos de tempo.

Inbound Soul Dashboard HubSpot

 

Produção, publicação e monitoramento: tudo na mesma plataforma

Criação de sites, landing pages, thank you pages, e-mail marketing, newsletter, social media, blog post, e-book, whitepaper. Faltou algo? Então, por favor, me diga e eu responderei que bem provavelmente também poderá ser feito por meio do HubSpot. 

Sem falar em sua capacidade de integração com as principais ferramentas de Marketing, CRM e vendas. 

Me conheço bem e sei que não vou parar nunca de estudar e querer saber o que há de melhor e mais eficiente para gerar resultados positivos aos meus clientes. 

A diferença é que, agora, minha dedicação está voltada para dominar um software que abrange tudo o que há de mais eficiente no Marketing moderno.

New call-to-action

Luiz Bernardo
Luiz Bernardo

Jornalista, pai do Benício e do Miguel. Adquiriu profunda experiência em desenvolvimento de conteúdo ao desenvolver carreira nas principais redações de TV do país e na maior agência de PR da América Latina, como Head de audiovisual. Imprime essa vivência em cada produto e serviço prestados aos clientes da Inbound Soul.