Por que o conteúdo inbound é perfeito para gerar resultados de marketing 

Abril 21, 2017

Implementação HubSpot Inbound Soul

Sites padrão que só funcionam como um portfólio dos serviços prestados pelas empresas não funcionam mais. O jeito de comprar e absorver conteúdo digital mudou. Nós mudamos. É hora do seu marketing mudar também. 

Na televisão, se não gostamos do que vemos trocamos de canal. Nos e-mails pessoais ou corporativos, bloqueamos remetentes inconvenientes. O mesmo acontece com números de call-centers. Nos computadores, tablets ou celulares, optamos por fechar a janela de anúncios pagos que insistem em aparecer como pop-ups desnecessários, atrapalhando nossa navegação.


Qual o perfil do novo consumidor digital?

Voltemos aos sites portfólios.

Quantos deles só existem para fazer o trabalho das propagandas da TV ou dos call-centers ou das pop-ups de anúncios chegando de forma inconveniente? A grande maioria.

O novo consumidor busca soluções. Consegue quase imediatamente resolver muitas questões através de pesquisas digitais, utilizando perguntas-chave para responder assuntos de seu próprio interesse.


Quais os benefícios de dar a informação e a solução que este consumidor digital procura?

  1. Sua empresa ganhará fidelização e no mínimo, novos seguidores.
  2. Sua empresa será tratada como autoridade no assunto procurado.
  3. E especialmente: se seu visitante tiver uma boa experiência ao acessar seu conteúdo, você terá ganhado um excelente promotor para o seu negócio.


Atualmente, uma das aborgadens mais efetivas de marketing é a metodologia inbound. Estrategicamente desenvolvida para atender as demandas do comprador moderno e sua sede por informações, as táticas inbound são carinhosamente chamadas de "marketing que as pessoas amam", justamente por atrair, conquistar, engajar e fidelizar. 


Como o marketing de conteúdo inbound pode ajudar a atrair novos visitantes on-line?

Só existe uma maneira: oferecer a ele as respostas e soluções às suas principais dúvidas. Ajudando-o a resolver o seu problema. Dando a ele um conteúdo atrativo, contextual, pertinente, escrito utilizando uma linguagem apropriada.

Quando sua empresa decide adotar uma abordagem de inbound marketing, o resultado final será a utilização de uma técnica muito mais abrangente do que apenas utilizar a otimização de sites; o resultado da estratégia inbound não trará apenas clientes: trará os clientes certos.

O marketing de conteúdo inbound pode ajudar seu negócio a ser encontrado mais facilmente. Podemos dar como exemplos:

  • Uso de um minucioso estudo de palavras-chave e perguntas que o consumidor digital normalmente faz aos sites de busca - entender esta engenharia é fundamental para transformar ‘o conteúdo’ em ‘o conteúdo correto’. E eles são bem diferentes.  
  • Criação de um blog para sua empresa com informação relevante e com boa frequência de publicações.
  • Criar estratégias de otimização on e off-page.
  • Criar um site baseado no perfil de seu cliente ideal.
  • Utilizar as mídias sociais como um propagador de notícias.


Cada uma destas estratégias está alinhada a uma visão global; todas elas trazem suas especificidades, e por isso é importante construí-las com muita inteligência de dados e ferramentas analíticas.


Entenda quem é o seu consumidor.
Trate-o de maneira empática.

É imprescindível que a formatação de sua vitrine virtual esteja efetivamente alinhada a uma estratégia assertiva de marketing, com foco em conteúdo relevante e marcante. 

Ainda que ele esteja do outro lado da tela de um laptop, tablet ou celular, lembre-se: ele é um ser humano! É preciso levar isso em consideração: somos feitos de emoções!

Espero compartilhar mais informações sobre conteúdos de alta performance em nossos próximos posts.

New call-to-action

Lillian Ambrosio
Lillian Ambrosio

Com alma pulsante por palavras, linguagens e contextos, encontrei na metodologia inbound uma excelente forma de absorver informações e comunicá-las de maneira fluida e eficaz ao leitor. Ter acesso a esta incrível ferramenta trouxe o início da realização de um sonho: trabalhar escrevendo e exercendo uma de minhas grandes paixões.