Por que investir em automação de marketing?

novembro 09, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

A resposta é direta: porque uma das maiores prioridades do marketing é a conversão de leads em oportunidades de vendas, e um dos maiores benefícios da automação é, justamente, gerar mais e melhores leads.

É fundamental estabelecer interações de sucesso com potenciais clientes até que eles estejam prontos para o tão desejado "sim".


Os dados abaixo ajudam a entender porque a automação está entre os principais investimentos de marketing:

  • A tecnologia de marketing representa 33% do orçamento médio de marketing. (HubSpot, 2016)
  • 64% dos profissionais de marketing relatam benefícios na utilização das plataformas de automação nos primeiros seis meses de implementação. (Regalix, 2015)
  • O investimento em tecnologia de marketing hoje é maior do que investimentos em propaganda para empresas.(Gartner, 2016).
  • Aproximadamente 70% das empresas estão usando plataformas de automação de marketing, ou estão em processo de implementação. (Aberdeen, 2014)
  • 67% de empresas B2B verificaram aumento de pelo menos 10% em oportunidades de vendas através da nutrição de leads, e 15% verificaram aumento de aproximadamente 30% ou mais. (Demand Gen Report, 2014)


A projeção de investimentos em automação de marketing até de 2020 é de $1.9 bilhões. Mas apesar da grande injeção de recursos, apenas 25% das empresas experienciam efetividade na execução, e isso está intimamente relacionado a plataforma de automação de marketing adotada e implementação.

Achar um bom parceiro para implementar a automação de marketing não é uma tarefa fácil. É preciso ter ampla compreensão das necessidades do seu negócios, junto a visualização de oportunidades e otimização de utilização das plataformas. Não subestime esse investimento com falsas promessas de resultados.


A realidade da automação de marketing

O termo automação de marketing tornou-se um buzz-word, como sendo a solução derradeira para profissionais de marketing para criar excelentes estratégias de marketing digital orientadas a crescimento de negócios. Ocorre que não é bem assim que a banda toca.

Muitas empresas utilizarem softwares para automatizar o meio do funil através de workflows para nutrição de leads, mas compram listas de emails, ao invés de gerar leads inbound.

Embora isso pareça uma solução imediata, ela não é  boa à longo prazo, pois não preza pela construção e manutenção de relacionamentos saudáveis e duradouros com potenciais clientes.

Outro exemplo é utilizar plataformas que não cobrem todo o escopo, ou seja, não vão do marketing à vendas, e embora prometam "automação completa", ela é apenas parcial.

Vale a pena ressaltar que a automação, quando mal utilizada, pode ser um portal para campanhas irrelevantes, consideradas spam, e certamente terão baixíssimo desempenho e ROI.

Está cada vez mais fácil bloquear e evitar os numerosos e constantes emails de propaganda considerados invasivos.  O poder está nas mãos do comprador - e não mais do vendedor!


O ideal da automação de marketing

O sucesso da automação de marketing está relacionada à boa utilização de softwares de marketing capazes de aplicar táticas que respeitem o comportamento do comprador moderno através da nutrição personalizada de leads. É uma estratégia efetiva para converter prospects em clientes, e atuais clientes em clientes felizes e satisfeitos.


Os benefícios da automação de marketing vão além. Explorar os recursos das plataformas de automação pode representar:

  • Mais produtividade e efetividade para o departamento de marketing da sua empresa
  • Redução de custos e aumento de ROI
  • Otimização na gestão de relacionamentos com potenciais e atuais clientes.
  • Controle e análises de campanhas de marketing
  • Efetividade na entrega de leads para equipe de vendas


A grande quantidade de canais de comunicação, a necessidade de segmentação e personalização, e a velocidade com que as interações online acontecem deixaram as rotinas dos profissionais de marketing ainda mais complexas, tanto em volume, quanto em dificuldade de execução.

A automação de marketing elimina retrabalhos e tarefas tediosas associadas à campanhas e lançamentos. Através de dados comportamentais e pontuação de leads (lead scoring) identifica quem está qualificado para vendas.


Investir ou não em automação de marketing

Quando vejo que há dúvidas sobre investir ou não automação de marketing, eu faço a pergunta: sua empresa pode ficar sem esse recurso? Na grande maioria das vezes a resposta é NÃO.

Pequenas, médias e grandes empresas precisam de processos eficientes e escaláveis, executados por departamentos de marketing de todos os tamanhos.

Mas antes de tudo, é preciso entender o momento da sua empresa. Sem uma estratégia digital consolidada, a automação de marketing pode deixar a desejar. É importante estruturar seus canais digitais e alinhar a linguagem de comunicação juntos aos departamentos de marketing e vendas. 

Investir em automação de marketing é um grande passo rumo à produtividade e efetividade, e merece análises e planejamento criteriosos. Quando bem executada, garante excelente retorno de investimentos e receita significativa para as empresas.

Avalie as plataformas de automação e implementações existentes no mercado, e tenha ciência de que não há solução rápida e barata para desafios complexos de marketing e vendas!

Estou à disposição  para ajudar nesta importante decisão.

Sucesso!!!

New call-to-action

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.