Por que Marketing e Performance devem andar juntos?

Novembro 22, 2017

Implementação HubSpot Inbound Soul


Performance é uma palavra em alta, principalmente no mundo corporativo, na esfera dos empreendedores e, claro, na veia das badaladas startups, e não poderia ser diferente.

Com um mercado cada vez mais competitivo, não basta apenas ter um bom produto ou oferecer um serviço de qualidade, é preciso que as pessoas reconheçam a sua marca ou empresa por tais atributos. Mais do que isso, conseguir medir quais esforços, sejam eles de marketing ou vendas, te aproximam mais do resultado esperado.

O consumidor mudou. A internet empoderou as pessoas, principalmente através de guias de busca e mídias sociais, para fazerem compras de uma forma muito mais personalizada e orientada. A “geração Netflix” não gosta de assistir comerciais, se incomoda com pop-ups, foge de anúncios, banners e flyers e dá cada vez menos credibilidade aos meios tradicionais de marketing. Então, como se tornar relevante em meio a tantos obstáculos? Gerando valor!

 

Qual é uma das melhores formas de gerar valor?

Apesar de todas as vantagens que internet trouxe aos consumidores nem tudo são flores, certo?

O lado negativo de ter acesso a tanta informação é que grande parte do que fica disponível (principalmente os conteúdos gratuitos) não são de qualidade.

Em contrapartida, quando consumidores que utilizam a internet para pesquisar sobre produtos e serviços encontram conteúdo informativo e contextual que adverte em relação a possíveis problemas, indica possíveis soluções ou atesta sobre o melhor caminho a seguir, isso gera valor.

 

Quais são os benefícios de produzir conteúdo que gera valor?

  • Atrair visitantes (desconhecidos) para o seu site

  • Ajudar prospects a entender quais são os sintomas de uma “dor” que a sua empresa é especificamente adequada para resolver

  • Ser reconhecido como autoridade no assunto em questão

  • Ajudar leads a avançarem no processo de conversão

  • Tornar os seus clientes promotores do seu negócio

 

O que isso tudo tem a ver com Performance?

Um dos maiores desafios para a gestão moderna é coordenar diversos processos ao mesmo tempo. Invariavelmente isso acaba fazendo com que a empresa entre em um loop de execução sem estratégia e é aí que mora o problema.

É impossível atingir níveis altos de performance sem estratégia. Trazendo isso para o nosso assunto, simplesmente escrever um bom conteúdo que traga engajamento com o público online não garante performance.

Para isso é necessário uma série de ferramentas e estratégias, como por exemplo:

  • SEO (Otimização para guias de busca)

  • Meta Description (resumo do conteúdo)

  • Imagem (Design)

  • Elementos Multimídia (Vídeos e áudios)

  • CTA’s (“Calls-to-action”, chamadas para ação)

  • Fazer um estudo sobre as personas (“público-alvo”)

  • Respeitar o Buyer’s Journey (jornada do cliente)

 

Olhando de longe parece muita coisa e da até vontade de desistir, não é? Calma! É aí que o Inbound Marketing entra em ação. Essa nova forma de se fazer marketing, assertivamente conhecida como “O marketing que as pessoas amam”, é uma metodologia que engloba todos esses conceitos e muitos outros em seu escopo.

A metodologia se diferencia da forma tradicional de marketing por se adequar à forma como as pessoas compram.

Em resumo, o Inbound Marketing cuida do processo de transformar desconhecidos em clientes não somente satisfeitos, mas também promotores do seu negócio.

 

Parece bom demais? Ainda não acabou.

Só é possível alcançar o tão sonhado “Marketing de Performance” através de métricas, ou seja, conseguir medir exatamente quais ações ou esforços trazem o resultado esperado.

Sem métricas as empresas acabam investindo no “Marketing de Esperança”, que consiste em campanhas de marketing tradicional, seja ele digital ou não, na espera de ver resultados algum dia.

É por isso que para uma estratégia de inbound marketing eficiente é imprescindível ter um software de ponta para fazer a mágica acontecer.

New call-to-action

Inbound Soul
Inbound Soul

Soluções inbound para empreendedores de marketing visionários.