Porque investir em estratégias de fidelização de clientes

Abril 27, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Como conceito, a fidelização de clientes nada mais é que tornar um cliente esporádico, em um cliente que sempre (ou na maioria das vezes) que precisa do seu produto ou serviço, escolhe comprar na sua empresa e não em seus concorrentes.

Qual sua preferência: Ter um cliente que compra de você todos os meses, ou um diferente a cada mês?

Quando uma empresa necessita buscar constantemente  novos clientes para  repor antigos, pode estar sinalizando uma dificuldade em seu crescimento, talvez gerando um ciclo sem horizontes, sem a perspectiva de cenário positivo.

Investir em retenção de clientes é, antes de tudo, um passo importante para  garantir aumento das vendas e redução das despesas. No mundo dos negócios, a repetição de vendas (fidelização) é a única coisa que mantém a roda girando.

Tudo depende do tipo de negócio que estamos tratando, mas num cenário pessimista muitas empresas fecham prematuramente, justamente pela falta de uma carteira consistente e fidelizada de clientes.

Para almejar um relacionamento de longo prazo, não precisa inventar a roda, trabalhe  com algumas premissas básicas na sua empresa:


O relacionamento como chave de sucesso

A facilidade de comunicação do cliente com sua empresa deve estar incorporada numa filosofia de relacionamento com proximidade, fazendo parte dos objetivos institucionais, mediante acessos fáceis, através de canais diversos e multifuncionais. Disponibilize a possibilidade de ouvir sugestões e/ou críticas de melhorias, visando a manutenção do processo de evolução contínuo.


A percepção do cliente com relação à sua empresa

Muitas vezes estamos com uma intenção, ideias, visões sobre a empresa, mas  o que traduz se realmente estamos no caminho certo,  é se o cliente tem a mesma percepção. Importante procurar identificar a visão geral, de como o cliente percebe o seu negócio, qual o real significado que está sendo transmitido.


CRM - Tecnologia para crescimento de negócios 

Se você está à frente de um negócio e pretende que ele continue a crescer, deve seguramente investir em um CRM. Saber o máximo possível sobre seus clientes, resolver problemas rapidamente, e entregar experiências personalizadas para que eles se sintam especiais, podem ajudar com o crescimento da sua empresa, afinal seu sucesso depende da habilidade de encantar seus clientes. Um bom CRM contribuirá para o giro de sua carteira, com  soluções práticas, simples e acessíveis.


Programas de fidelização ou promoções 

Clientes fiéis são essenciais para a sustentação e manutenção do negócio. Analise a viabilidade em sua empresa, considerando que comporte, e se há possibilidade de implantar incentivos que motivem a fidelidade do cliente. Algumas empresas oferecem brindes, vantagens, atrativos para o cliente entrar, e esquecem da continuidade do relacionamento.


Avalie por que o cliente não voltou 

Para correção de algumas rotas no negócio, é necessário entender e identificar porque o cliente não retornou. Tenha em sua empresa algum meio de comunicação que permita saber o que houve, e o que deixou de acontecer, de forma simples e descomplicada. Pesquise no seu mercado sobre melhores práticas. A solução já existe, basta implementar.


Como não ser "mais um vendedor" - e sim alguém "em quem confiar"?

O que devo fazer para este cliente lembrar de mim? Será que minhas ações estão surpreendendo e encantando os clientes?

A fidelidade não é uma exigência, mas sim uma escolha do cliente, e para que ele faça essa opção, duas coisas são essenciais nas equipes: simpatia e confiança. Trabalhe estes valores com seus colaboradores, o engajamento de todos constitui o segredo do sucesso.


A fidelidade almejada

Acima da Fidelidade, que é uma escolha, está a Lealdade, que é um valor. Persista para continuar realizando o que você já faz de melhor, busque aprimorar e proporcionar um excelente serviço, de preferência com valor agregado.

Não tenha receio de mudar, mesmo estando confortável com o modo como trabalha atualmente, lembre-se que o mundo está em rotação, e a concorrência está falando com seu cliente.

Com essas soluções e perseverança, você terá retorno do investimento de forma sólida, consistente, sustentável, e ainda a felicidade de perceber a construção de uma marca com valor na sociedade.

Estou trilhando este caminho há muitos anos em minha experiência profissional, e como cliente posso afirmar que sou fiel onde sinto valor agregado, acredito que este é o caminho a ser persistido.

Espero ter contribuído para inspirar suas estratégias!!!

New call-to-action

Inbound Soul
Inbound Soul

Soluções inbound para empreendedores de marketing visionários.