Quem são os experts em inbound e porque eles são fundamentais para o sucesso da sua estratégia de crescimento

Julho 20, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Embora sejam desafios das equipes de marketing atualmente, nada pode estar mais distante da realidade do que assumir que trabalhar com mídias sociais, construção e melhorias de sites, ou SEO, por exemplo, significa oferecer serviços de inbound marketing.

Por definição, inbound marketing está diretamente atrelado a resultados e crescimento de negócios. Um esforço sistêmico capaz de atrair e reter atenção de potenciais clientes - sem usar abordagens invasivas e interruptivas - e por isso as equipes de inbound marketing possuem expertises diferentes de equipes de marketing tradicional.

O maior desafio para implementação de estratégias inbound  está na estruturação do núcleo especializado na metodologia e em ferramentas de gestão e automação de marketing.

Infelizmente, por oportunismo ou por despreparo, muita gente anda vendendo gato por lebre.

Muitos profissionais e times de marketing não estão prontos para assumir uma estratégia de crescimento de negócios, e acabam frustrando empreendedores que apostam no inbound como solução para atrair leads, fechar vendas e otimizar produtividade e efetividade.

Este artigo visa ajudar gestores de marketing e empreendedores a entender mais sobre a anatomia de um departamento de inbound marketing, e com isso colaborar com suas decisões de contratação de novos talentos e estruturação de times especializados.


Uma equipe especializada para atuar com inbound 

Mais uma vez, inbound marketing caminha na direção oposta de ações de marketing pontuais. Os planos de inbound têm duração média de 12 meses, e na grande maioria das vezes esses planos se renovam e continuam como uma decisão estratégica das empresas, porque de fato é um processo contínuo para crescimento de negócios - inbound não é milagre para resolver problemas no curto prazo - não mesmo!

A solução pode estar (ou não) dentro de casa. Analise os pontos fortes de seus colaboradores para saber se eles estariam aptos a passar por um processo de capacitação inbound, e principalmente, se eles vão poder se dedicar integralmente aos projetos.

Se não há tempo, ou outras condições para dedicação total de atuais colaboradores, busque profissionais no mercado, já capacitados. Eu sei que essa é uma difícil missão aqui no Brasil, afinal ainda estamos em pleno desenvolvimento de mão de obra qualificada em inbound, mas vale a pena tentar.


Antes de conhecer mais sobre o perfil dos especialistas inbound, tenha convicção sobre esses dois pontos:

  • Não subestime seu time de talentos! Para obter boas performances, é preciso investir em pessoas compromissadas, interessadas e competentes.

  • Não se iluda! Para crescer seu departamento ou negócio, será preciso adicionar novos membros ao time de marketing, assim como novas ferramentas e estratégias.


Quem são os experts em inbound?


- Consultores em inbound marketing

Profissionais responsáveis por cuidar da execução das táticas inbound, tanto no entendimento da metodologia, quanto na verificação de expectativas e resultados. É importante frisar que o consultor em inbound marketing não é um gerente de contas, ele pode desempenhar múltiplos papéis, como escrever, gerenciar projetos e executar táticas. Tem ampla visão sobre a gestão de programas inbound, e está atento às tendências e melhores práticas.

- Escritores especializados em inbound marketing

Conteúdo é o core de inbound marketing, mas conteúdo sem contexto não vale! Os escritores ou redatores especializados utilizam técnicas específicas para falar com a pessoa certa, na hora certa e da maneira certa. Para isso, analisam os buyer personas e a jornada de compra (buyer's journey), aplicam a metodologia inbound para criar diálogos interessantes ao potencial comprador e uma boa experiência em cnteúdos - uma verdadeira arte - e uma grande responsabilidade!

- Gestor Inbound 

As características entre os gestor de marketing e o gestor de inbound marketing são semelhantes, porém o segundo é um profissional dedicado integralmente às melhores práticas, melhorias nas taxas de conversão, inovação e tendências do mundo digital e comportamento dos usuários web. É também parte de seus desafios, motivar equipes e verificar os status da produção, entregas e publicações, sem se esquecer de analisar métricas de sucesso.


- Desenvolvedor Web e interativo especializado em inbound

Funções atreladas a criação de Landing Pages, publicações no blog, programação de campanhas e workflows para nutrição de leads, por exemplo, precisam de profissionais com habilidades técnicas para obtenção de mais agilidade e eficiência.  Perfis Junior podem atender bem a estas demandas, enquanto que profissionais seniores podem se dedicar a tarefas mais complexas, como desenvolvimento de websites e implementação de novas soluções para melhores resultados.


- Designer/ Criativo Inbound

Fala-se muito da importância do conteúdo, mas o design merece destaque também. Ele tem sido um grande trunfo para o sucesso dos programas de inbound marketing. 

A interação com as publicações sofrem forte influência do que nos salta aos olhos, e como temos apenas alguns segundos para fisgar a atenção do usuário, precisamos cuidar com carinho dos recursos visuais que podem ser utilizados.

Diferentemente de um design de marketing tradicional, o criativo em inbound foca em peças que empoderem as estratégias online. Criam infográficos, whitepapers, ebooks, landing pages, páginas de sites, e CTAs incríveis, e acompanham a agilidade e dinamismo da web. Habilidades UI/UX, e design interativo são fundamentais.


Inovação é sinônimo de capacitação

O marketing de hoje é completamente diferente do marketing de tempos atrás. Estamos diante de uma grande inovação, e embora a experiência continue valendo muito, estamos sendo obrigados a reinventar nossa atuação, e por isso é bom estar com a mente aberta a novos aprendizados e conceitos.

O fato é que ainda não somos suficientemente bons em inbound - e isso não deve ferir a minha ou a autoestima profissional de quem está buscando entender mais sobre o novo marketing. Essa é uma observação sobre o movimento inbound no mundo, e não apenas no Brasil, estamos todos aprendendo com a nova realidade de negócios.

Se sua empresa está pronta para apostar em uma excelente estratégia de crescimento de negócios, pense que o inbound pode sim ser a solução, mas que o sucesso está atrelado à equipe que irá executar o novo programa.

Invista em novos talentos e treinamentos para manter seus colaboradores engajados e melhorar a qualidade do trabalho executado. Quanto mais sólida for sua equipe, mais fácil será manter o foco no andamento e crescimento contínuo de suas estratégias.

Sucesso!

New call-to-action

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.