Razões para investir em inbound marketing

Abril 11, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Mesmo com tantas incertezas na economia, o cenário para agências de marketing e desenvolvimento de negócios é de crescimento e oportunidades.

Empresários estão receosos sim (e com razão!), mas isso não significa que eles podem deixar a máquina parar. Na verdade, o que temos percebido na prática é que eles estão seletivos e mais atentos sobre como e onde vão investir. Querem dar um tiro certeiro, escolher estratégias e parceiros de negócios que possam oferecer segurança e eficácia.  

Mas o fato é que gestores e empreendedores precisam de soluções para gerar novos negócios. Um prato cheio para agências, não é mesmo?

Neste artigo enfatizamos a metodologia inbound, porque através dela é possível planejar estratégias de crescimento com maior assertividade, nutrir visitantes e leads com técnicas avançadas de integração entre múltiplos canais, monitorar e analisar o desempenho das ações executadas.

Isso explica porque inbound marketing & sales têm apresentado crescimento exponencial nos últimos anos, e segue avançando rapidamente em mais de 150 países.

Deixemos as autoridades confirmarem esta breve introdução.  Veja o gráfico de interesse do Google sobre o tema:

Então, sim, inbound é que você deveria estar fazendo, porque é em torno deste tema que estão as grandes oportunidades junto às empresas.

 

Sua agência está preparada para ingressar em inbound marketing & sales?

A preparação para oferecer serviços inbound se dá através de treinamentos específicos sobre a metodologia. As operações exigem dedicação integral de profissionais aptos a absorver novas tecnologias, estudos mercadológicos, mídias sociais, conteúdos, relacionamento, mídia, negócios, vendas, etc.

 

Veja os itens abaixo para focar sua atenção:


1- O mercado é altamente competitivo, você precisa se diferenciar

As agências de inbound estão se multiplicando, isso é notório. Em geral, todas são parecidas, usam a mesma terminologia e prometem as mesmas coisas. Se vai competir nesse mercado, é melhor encontrar a sua história, o seu diferencial, que explique os motivos de você ser especial e diferente dos demais. Uma das formas de se conseguir isso é focando seus esforços em nichos específicos, como por exemplo tecnologia, saúde, construção, etc, e dirigir sua comunicação à essas comunidades.

2- Não subestime as buscas por serviços inbound, visibilidade é indispensável

Com o aumento do interesse nas buscas, sua agência deve aparecer. Isso significa que o conteúdo deve ser prioridade para você.

Se está publicando artigos algumas poucas vezes por mês, é melhor acelerar o passo. Se não está publicando nada de interessante ou original, reveja suas estratégias, pois conteúdo é o motor do inbound e a forma como você será encontrado.

3- Seu cartão de visitas precisa ser coerente - tenha um website memorável

Mais uma vez, com tantas agências surgindo, o site torna-se um grande, diferencial, ainda mais para quem ainda não lhe conhece. Imagine que para chegar até você, seus potenciais clientes pesquisaram pelo menos mais 3 ou 4 sites, e se o seu não se destacar, você nunca terá uma chance de conversar com eles.

Esforce-se para ter um site intuitivo, de fácil navegação e que conduza o visitante através de um caminho claro e confiável.

4- Desenvolva estratégias efetivas , tenha ofertas para todos os estágios da jornada de compra

Quem conhece inbound, sabe que campanhas são pautadas na jornada do comprador (Buyer’s Journey), que compreende os estágios de consciência, consideração e decisão, presentes em todo processo de aquisição, válidos para produtos e serviços.

Por isso uma agência que se preze deve ter em seu site ofertas para os 3 estágios, estrategicamente elaboradas, se desejar realmente otimizar a geração de leads.

5- Tenha um processo de vendas definido 

Se for bem-sucedido na primeira fase, você terá leads qualificados para vendas (SQLs), para então continuar aprofundando o processo até que o negócio seja concretizado. Essa fase deve ser particularmente planejada e mapeada com muita estratégia e riqueza de detalhes, para que o lead sinta-se seguro o suficiente para contratar os seus serviços.

6- Você é seu melhor case de sucesso, invista seu tempo em seu próprio marketing

As operações inbound exigem tempo, artigo de luxo para agências, que investem muito nos clientes, e pouco para elas mesmas.  Se você é dono/sócio de uma agência, deverá ter participação ativa na destinação de tempo para cuidar do marketing da própria agência. Lembre-se de que pode sempre pedir uma mãozinha!

7- Otimize processos,  seu time deve ser escalável

Eventualmente, sua agência irá crescer, mas se não tiver um modelo de crescimento para sua equipe desde o início, você corre o risco de afundar o barco.

Você não quer crescer e perder qualidade nem dinheiro, não é mesmo? E quer que seus clientes continuem tendo uma ótima experiência, claro!

O modelo de crescimento e gestão, cultura e valores internos é o que definirá seu crescimento e a carreira de seus colaboradores, que devem estar muito animados e motivados a fazer parte do seu projeto.

8- O crescimento do seu negócio está intimamente relacionado ao controle e organização financeira

Seu modelo financeiro não será adequado se sua agência não obtiver ao menos 10% de lucro líquido mensalmente. Encontrar o equilíbrio entre sua precificação, custos fixos e ritmo de aquisição de clientes é um verdadeiro desafio, que deverá estar entre suas principais prioridades.

9- A expertise de sua equipe é a grande chave de sucesso, invista em bons profissionais

Inbound marketing é sobre pessoas. Você precisa das pessoas certas para cuidar dos seus clientes e fazer acontecer os seus processos. Escolha cuidadosamente quem embarca com você, com aptidões e atitudes condizentes com suas expectativas.

Lembre-se, habilidades podem ser desenvolvidas e treinadas, mas nunca o caráter ou a cultura. Cerque-se de pessoas excelentes, trate-os com transparência, e não os deixe escapar por falta de comunicação!

10-  Invista tempo planejando e desenhando estratégias

Líderes de agências frequentemente pegam-se fazendo o trabalho “braçal”, e distanciam-se de um ítem muito importante: a estratégia.

Empreendedores visionários focam sua energia em oportunidades macro, são capazes de ver o todo, e escolher os rumos do seu negócio e de seus clientes. Ao menos 3 horas por semana, dedique-se à estratégia, reúna-se com especialistas, colegas com o mesmo pensamento ou quem quer que possa iluminar suas ideias para o futuro.

 

E então, pronto para abraçar de vez as oportunidades para quem oferece serviços inbound?

Estratégias de inbound marketing e inbound sales só tendem a crescer, mas nem todas as agências irão conseguir acompanhar as condições do mercado e usar as estratégias certas para prosperar. Não deixe isso acontecer com você, aja rapidamente para aproveitar o momento inbound no Brasil.

Dica – Utilize os pontos acima para avaliar a situação atual da sua agência, veja o que já está bom, e o que precisa ser melhorado. 

Se precisar de ajuda em algum ponto, agende um horário conosco em um Call de 30 minutos, para que possamos discutir seus desafios específicos. Será um prazer ajudar!

New call-to-action

Bruno Amico
Bruno Amico

Aficionado por tecnologia e inovação digital, atua como "Chief Simplificator Officer", tornando inteligíveis para gestores as complexidades digitais. Desenvolve projetos de implementação, integrações e treinamentos na plataforma HubSpot.