Reflexões sobre o primeiro HUG em São Paulo

Março 28, 2018

 A primeira vez que ouvi falar sobre “HUG” achei que estavam pronunciando errado a palavra “HUB”, que é a forma carinhosa como nos referimos a HubSpot aqui no escritório, mas logo descobri que se tratava de um encontro entre usuários e interessados na plataforma HubSpot. Achei fantástica a ideia de reunir um grupo de pessoas que, no fim das contas, estavam em busca de uma coisa: Performance.

Os encontros entre usuários da plataforma ocorrem a cada trimestre em diversas cidades-chaves em inovação e desenvolvimento. O objetivo é fomentar debates sobre as melhores práticas de gestão e automação de Marketing, CRM e Vendas para performances de sucesso. E nós da Inbound Soul tivemos o grande desafio e responsabilidade de organizar o primeiro desses encontros em São Paulo.

Este encontro que normalmente reúne em torno de 40 pessoas teve em São Paulo uma versão expandida. Com mais de 250 inscrições de profissionais de 145 empresas, o encontro já é considerado o maior já realizado em todo o mundo.

 A intensidade e quantidade de trabalho para realizar o evento acompanhou o crescimento do número de inscritos e me levou a refletir sobre tamanha demanda pelo HUG em São Paulo.

“Vivemos em uma era onde as tecnologias exponenciais e as empresas inovadoras estão o tempo todo redefinindo o modo como nós nos vestimos, locomovemos, relacionamos, compramos e tantos outros. Dentro de tantas possibilidades de executar as nossas tarefas diárias escolher o método, aplicativo, plataforma ou SaaS que usaremos fica cada vez mais complexo - e também mais crucial!

Estamos constantemente buscando como fazer melhor e mais rápido e a forma como isso acontece varia de acordo com cada mercado. A Space X de Elon Musk, por exemplo, está construindo e lançando foguetes ao espaço em menos tempo e com um custo consideravelmente menor do que seus concorrentes. O Uber, por sua vez, permitiu que as pessoas tivessem acesso a um transporte mais eficiente e cômodo com um preço mais justo.

Esses são apenas dois de inúmeros exemplos que poderia citar. Curiosamente, existe uma constante em todas essas mudanças. Performance. A Space X e Uber perceberam que o modo como o transporte espacial e o transporte de pessoas estava defasado. Mudança era necessária. Então eles encontraram uma forma mais eficiente, mais rápida e menos custosa de prover o mesmo serviço. Isso é performance”.

E no mundo do marketing, o que é performance?

Muitos respondem a essa pergunta dizendo “geração de leads” e justificam seu trabalho com taxas de abertura e clique de e-mails, visualizações em páginas, alcance de publicações, visitas de site, inscrições de blog, downloads de e-book, número de seguidores, quantidade de likes e compartilhamentos, pedidos de contato, MQLs e por aí vai. Todos esses são válidos e, de certa forma, avaliam a efetividade de ações que visam gerar leads.

 

Acontece que gerar leads por si só não muda o jogo das empresas. Vender muda.

Assim sendo, se performance em marketing se resume a gerar leads, então o resultado das ações de marketing se transforma em apenas dar trabalho para a equipe de vendas. Agora se o marketing é responsável por trazer possíveis compradores até a equipe de vendas, então a responsabilidade de atingir os resultados não deve ser apenas dos vendedores, da mesma forma que o reconhecimento por realizar novas vendas também deveria ser dado a equipe de marketing.

Dito isto, o que me fascinou sobre a ideia do HUG foi a possibilidade de reunir pessoas que já entenderam que marketing e vendas precisam trabalhar juntos, ter metas conjuntas e interconectadas e por consequência compartilhar tanto as responsabilidades como o reconhecimento. Tudo isso através do HubSpot. O único software de gestão e automação que realmente permite essa integração entre essas equipes, gerenciando desde a geração dos leads até o fechamento das vendas.

Fortalecer esse ecossistema de executivos, empreendedores e gestores que vislumbram crescimento através da performance de marketing foi e continuará sendo o grande objetivo dos encontros do HUG São Paulo além de grande fonte de motivação para nós que participamos ativamente da organização deste evento.

Para ficar ligado nos próximos encontros do HUG convido você a fazer parte da nossa comunidade:

http://saopaulo.hubspotusergroups.com/

Até o próximo encontro,

Lucas Fernandes
Lucas Fernandes

A inquietação por novidades, paixão por esportes e adrenalina aliados à experiência internacional da minha formação me tornam incurável na busca pelos melhores resultados e por viver intensamente. Soluções Inovadoras como Inbound Marketing & Sales me fazem acreditar nesta nova forma inteligente de se fazer negócios.