Softwares de marketing e vendas são indispensáveis para estratégias de crescimento de negócios

Maio 10, 2016

Com novas ferramentas, terminologias e apostas no que há de mais efetivo para atrair e fidelizar clientes, o marketing digital e suas vertentes desenvolvem-se diariamente. São muitas promessas e abordagens, em meio a um cenário onde tudo representa inovação e quebra de paradigmas. Mas no final das contas, para os negócios, ações de marketing devem expressar uma única coisa: resultado.

Para obter alta performance de marketing e vendas, empreendedores e gestores visionários  apostam em plataformas para otimização de custos e aumento de produtividade que possam prover dados em tempo real, e com isso ganham mais agilidade e assertividade em suas decisões.

Tecnologia avançada é indispensável para estratégias de crescimento de negócios.
Dê uma olhada no Cenário Tecnológico de Marketing, do Scott Brinker (@chiefmartec), para ter um panorama mais “visual” deste cenário. Clique Aqui.

Existem muitos softwares e plataformas integradas de automação de marketing como Marketo, Eloqua, SharpSpring, Pardot, RD Station e HubSpot. Existem também outras opções que são classificadas como automação, mas que na verdade são ferramentas de CRM, como SalesForce, InfusionSoft, Dynamics e Zoho.

Diante da proliferação de tantas ferramentas, especialmente para inbound marketing - que é o nosso core aqui na Inbound Soul - achei por bem explicar um pouco mais sobre o que está atualmente disponível no mercado brasileiro, e como podemos tirar proveito de softwares, ferramentas e plataformas de automação para realmente otimizar a gestão de marketing e vendas.


Diferença entre os softwares de marketing e vendas

A tecnologia atualmente disponível nas plataformas permite a criação, publicação, divulgação, otimização e análise e controle das ações de marketing e vendas, mas quando falamos em resultados, e não apenas “publicar coisas”, a metodologia inbound e a utilização eficiente de softwares passam a fazer ainda mais sentido.

O ponto mais importante é analisar quais são os seus objetivos de negócio. Somente automatizar algumas ações de marketing que já vem praticando, ou mergulhar de cabeça na implementação de estratégias e campanhas de inbound marketing, por exemplo.


Depois desta introdução,  é hora de entender “quem faz o quê”:

  • Ferramentas e Softwares de marketing - Diversos tipos de softwares (SaaS - Software as a Service) que possibilitam as mais diversas ações de marketing (ex: e-mail marketing, construção de landing pages, social media, vídeo marketing, content marketing, colaboração, etc). Esses softwares possuem seus próprios relatórios e gerenciamento da ação em questão isoladamente, com funcionalidades muito interessantes para equipes.

  • CRM (Customer Relationship Management) - Plataformas de gestão do relacionamento com clientes, facilita tarefas como envio de e-mail, registro de interações e score de oportunidades, monitoração de ações e interações dos usuários, inteligência de dados online para equipes de venda.

  • Plataformas integradas “all-in-one” - Plataformas integradas centralizam ações de marketing, vendas e estratégia de negócios. Criação de campanhas completas de marketing, integração com outras ferramentas, criação de sites e blogs, CRM integrado, automação, gestão de equipes de vendas, treinamentos, relatórios e análises de resultados baseado em metas de negócios. Tudo em uma única plataforma.



Qual a melhor opção de software para minha empresa?

Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar do inbound e das ferramentas avançadas de marketing e vendas, afinal, precisam  entender como se sentem seus clientes, e buscar meios de aumentar sua base de contatos com pessoas realmente interessadas em sua oferta. E para otimizar suas taxas de conversão de vendas é preciso gerenciar tudo isso de forma eficiente.

Se você deseja enviar e-mails para seus prospects, criar landing pages, publicar artigos em blogs e analisar resultados, então qualquer ferramenta de marketing de sua preferência lhe será útil.

Se já possui um processo estruturado de marketing, mas precisa dar mais atenção ao relacionamento com os clientes durante e após o processo de vendas, então um CRM é uma ótima aposta.

Se o seu negócio requer uma abordagem mais robusta, contemplando o marketing desde o início até o pós-venda, com campanhas planejadas, metas baseadas nos objetivos de faturamento e ROI, irá precisar de uma plataforma que ofereça suporte na metodologia inbound, educação, passo-a-passo de projetos, treinamentos e otimização baseadas em melhores práticas.


Monitorar dados e analisar o desempenho de tudo que represente a presença online de sua empresa e interações com possíveis oportunidades de negócios é fundamental, e com um bom software é possível saber:

  • Quais páginas estão convertendo visitantes em leads
  • Quais assuntos e tipos de conteúdo estão sendo mais atrativos em seu site e blog
  • Quais o CTAs mais clicados
  • Qual o caminho percorrido pelos visitantes em seu site
  • Como é a performance das suas camapanhas de email marketing
  • De onde estão vindo a maioria dos seus contatos
  • Qual o seu índice de aceitação ou rejeição
  • entre outros tantos pontos relevantes que podem inspirar estratégias de campanhas


Entender o comportamento de compra do consumidor moderno, conduzi-lo com maestria através de sua jornada, até que esteja seguro para adquirir o produto ou serviço, essa é a nobre missão de marketing e vendas de qualquer negócio.

Tenha em mente que; um software não faz nada sozinho. É necessário planejar e executar uma estratégia de marketing e vendas efetiva, e contar com equipe especializada para implementar e operar as ferramentas.  

Até mesmo o mais excelente conteúdo não se divulga por si mesmo, e precisamos unir forças através de nossa inteligência mais o uso estratégico das ferramentas especializadas.


Dica
– Qual é o seu perfil: profissional de marketing que quer automatizar suas táticas existentes, ou um empreendedor que deseja implementar inbound como estratégia de marketing e vendas? Essa é a pergunta mais importante, antes de começar suas pesquisas por um software. Se o seu caso é o primeiro, então você tem uma gama de opções à sua escolha. Mas, se quiser implementar estratégias integradas de inbound, então HubSpot é definitivamente uma opção acertada.

Certifique-se de que suas expectativas sejam atendidas, através de um atendimento e suporte adequados, feitos com o tempo e planejamento necessários a uma transição eficaz. Inbound é complexo, e diferente de tudo o que você já está acostumado. Expertise e orientação serão essenciais para reduzir erros e economizar tempo, e obter sucesso bem mais rápido do que por conta própria.

Implementação HubSpot

Bruno Amico
Bruno Amico

Especialista em Inbound e HubSpot, desenvolve projetos de implementação e soluções em markerting, vendas e gestão integrada para ambientes corporativos.