Soluções inbound para atrair e fidelizar clientes

maio 04, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Sabe aquela velha máxima: "a propaganda é a alma do negócio", onde seus trabalhos precisam ser vistos, conhecidos e de preferência reconhecidos. Para conquistar uma nova conta, existe uma combinação de vários fatores. Durante este processo, como sua agência deve trabalhar visando aumentar as chances de conquista?

Sua empresa tem o poder de vender criatividade, ou deveria ter, portanto deve utilizar seus insights em benefício próprio. Equação simples, seus potenciais clientes devem estar na concorrência, outros ainda não utilizam o trabalho de uma Agência. Para ambas as opões, considere que muitas vezes estará buscando conquistar um cliente que não conhece seu trabalho, e não está pensando em fechar negócio no momento.

Não adianta propor uma solução que finge conhecer, sem a devida expertise sobre o assunto, para que isto não se torne um ponto negativo no futuro próximo de suas relações. Uma boa proposta precisa oferecer ao cliente a solução dos seus problemas, demonstrar compreensão do que ele necessita, praticidade na entrega, comprometimento, associado ao potencial e realidade da sua Equipe, se traduzindo em  transparência do negócio.

 

Sua agência sabe muito, mas qual o resultado obtido com esse conhecimento?

No passado não se tinha uma grande preocupação em satisfazer o cliente plenamente, considerando que não tínhamos tanta concorrência tecnológica, e as demais empresas ofertavam uma qualidade de serviços semelhantes. Felizmente tudo mudou, o mercado está competitivo, dinâmico, não basta apenas vender, é necessário manter o relacionamento, trazer novas ideias, propor múltiplas soluções.

O contato nas relações comerciais entre Agências e anunciantes, tende a ser de proximidade, sendo imperativo um bom relacionamento na condução  das negociações. Os pensamentos alinhados criam sinergia, química ideal entre as partes, desta forma seu serviço será avaliado como investimento.

Doses de ousadia são fundamentais, seja instigante, provocante, sem deixar de lado o respeito e cuidado.  Na conquista é preciso envolver o cliente numa comunicação coerente e convincente, que encante com sua criatividade e simplicidade, atraindo, surpreendendo e inspirando este a fechar negócio. 

 

Faça o cliente bater na sua porta, utilize estratégias inovadoras

O sonho de consumo das empresas de um modo geral,  é ter os clientes batendo em nossa porta, mas como tornar isto uma realidade concreta? Nada de milagres, indico o conhecimento das ferramentas e estratégias mais modernas e interativas da atualidade.

Na minha análise do mercado atual, o "pulo do gato" para atrair novos clientes,  reside justamente no fato de uma mínima parcela de Agências, estarem trabalhando com inbound marketing no Brasil. Conforme State of Inbound/2016, 58% das empresas brasileiras praticam inbound marketing, porém apenas 12% utilizam uma ferramenta de automação de marketing, o que não significa que estejam totalmente preparados, ou utilizando os software de ponta. Com certeza devem estar nadando num oceano vasto, tranquilo, sem turbulências ou terra à vista.

Se você já conhece o inbound marketing, tem ciência da excelente ferramenta para transformar estranhos em clientes. Muitos de seus clientes atuais ou prospects, já devem estar em busca de informações desta metodologia, aproveite a oportunidade de estar à frente da concorrência, com a perspetiva de uma nova era de comunicação e forma de negócios.

O tempo urge, se você ainda não está totalmente preparado, aconselho a buscar parceiros que já estão na vanguarda desta tecnologia, priorize o conhecimento de sua equipe. O importante é disponibilizar esta estratégia, que visa entender o comportamento de compra das pessoas, esclarecendo dúvidas, oportunizando negócios, fazendo o cliente literalmente bater na sua porta!!!

Tenha cuidado e critério na seleção de seus parceiros nesta metodologia, o mercado está crescendo e trazendo várias opções de pacotes e softwares. Analise se está incluso a ferramenta de CRM, para que além da conquista, você preserve a manutenção do relacionamento com seus clientes de forma interativa, dinâmica, que mantenha viva a história ao longo dos tempos.

 

Mais do mesmo, para atração e fidelização

Para atrair devemos inovar, utilizar a criatividade a nosso favor, tentar adivinhar e antecipar o pensamento do próximo, com muita sabedoria dosando todos os componentes que temos a nosso favor. Buscar a transparência, objetividade e simplicidade, associado a um mundo de cores e sabores, trazendo aos seus clientes a verdade que pode resolver os seus problemas.

Gosto de comparar a fidelização do relacionamento com "eterno namoro", cativando com gentilezas, pequenos mimos e surpresas ao gosto do "freguês", mantendo o diálogo aberto para elogios ou pontos de melhorias, e se ainda assim o namoro terminar, importante deixar as portas da amizade abertas, pois não sabemos sobre o dia de amanhã.

Confesso que escrever um artigo voltado às Agências de Propaganda e Marketing, pode parecer querer ensinar "o padre a rezar missa", procurei apenas somar, sem maiores complicações e sem a pretensão de uma verdade absoluta, ou ainda apresentar o mapa do tesouro.

Todos os dias muitas portas e janelas estão se abrindo, em múltiplos lugares a cada instante, porém muitos estão olhando para o lado, aproveite e tenha espírito pioneiro, visionário. Desde que o mundo existe, o ser humano busca incessantemente atrair, conquistar, desbravar caminhos,  pensamentos, sentimentos além do horizonte. Não existe uma fórmula mágica, apenas uma a sabedoria popular: "Trate como deseja ser tratado".

Estamos juntos nesta parceria de "namorar" nossos clientes.

Desejo sucesso, e que venham as conquistas!

New call-to-action

Inbound Soul
Inbound Soul

Soluções inbound para empreendedores de marketing visionários.