Soluções Inbound e HubSpot para converter visitantes em leads [Parte 2]

Outubro 13, 2016

Implementação HubSpot Inbound Soul

Compradores estão mais exigentes, querem mais “paquera” antes de aceitar o “namoro”

A tecnologia invadiu a comunicação, e nos empoderamos de mais informações a cada dia, o que equivale a dizer que estamos mesmo mais exigentes, e por isso, desenvolver relacionamentos de qualidade e respeito com potenciais compradores é tão importante.

O primeiro passo é obter informações de contato de forma voluntária, ao invés de promover conteúdos invasivos. Justo, não é mesmo?  Na verdade, mais que justo, esta é a forma mais eficaz de despertar interesse de um potencial cliente. Neste artigo exploramos o tema da atração de leads com mais detalhes. 

A atração é o ponto de partida para desenvolver relacionamento e estabelecer empatia. Em outras palavras, começar a paquera, mas o namoro de fato começa quando o visitante desconhecido se torna um lead, ou seja, quando ele disponibiliza suas informações de contato. 

Com mais informações, é possível personalizar conteúdos e ofertas que repeitem a jornada de compra deste potencial cliente e com isso dar continuidade ao relacionamento, a chamada nutrição de leads.

A nutrição de leads é como namoro, é preciso tempo para estabelecer um relacionamento baseado em confiança, e essa é a ponte entre o "click to close". 


Principais desafios de Negócio para converter visitantes em leads

  • Visitantes não estão interessados nas páginas do site
  • Falta de contexto para os estágios de compra
  • Leads oriundos de anúncios e listas compradas não estão convertendo


Sites que não oferecem nada de interessante são vistos rapidamente e esquecidos, como se fossem cartões de visita online. Anúncios e listas pagas não terão efeito em um site mal elaborado. Um outro nível de interação pode ser atingido quando o site é planejado e segmentado dentro da metodologia inbound, com os estágios de compra estrategicamente posicionados para uma experiência fluída.


Soluções Inbound  para converter visitantes em leads

Ferramentas HubSpot: CTA’s, Landing Pages, Formulários

  • Construir confiança através de informações úteis

    O conteúdo do seu site e blog devem servir para um propósito: Educar e informar o seu público. Ao falar dos problemas deles (e não da sua empresa) você cria empatia e torna sua comunicação útil, pois estará ajudando seu futuro cliente em suas decisões de compra.

    Ofertas de conteúdo mais elaborados (e-books, guias, whitepapers, estudos de caso, etc) são a melhor e mais justa forma de troca com seu lead. Você oferece informações valiosas em troca dos dados para contato do visitante, para que a relação entre o seu negócio e o cliente comece da melhor forma possível: através de interesses em comum.

  • Prover conteúdo valioso em troca de informação dos contatos

    Para a conversão de leads, o HubSpot possui ferramentas para criação de landing pages, calls-to-action e formulários que podem ser facilmente inseridos em seu site ou blog, estejam eles dentro ou fora da plataforma.

    A edição de conteúdo e dos campos dos formulários é feita com o clique de um botão, e entram no ar instantaneamente. O conteúdo também pode ser customizado através de recursos SMART, que personalizam a visualização de acordo com a etapa do funil e ações prévias dentro do site.


Pronto para conhecer os visitantes do seu website?

Muita gente acha que ter um site já é suficiente para gerar novas oportunidades de negócios, mas a grande questão é se ele é ou não interessante. Se o seu site não for útil e atrativo, será uma experiência ruim para o usuário, que pode não voltar mais, desperdiçando a chance de conhecer melhor sua empresa e seus serviços.

Somente quando conhecemos os visitantes de nosso site é que podemos desenvolver campanhas segmentadas e assertivas, baseadas em dados reais.

New call-to-action

Bruno Amico
Bruno Amico

Aficionado por tecnologia e inovação digital, atua como "Chief Simplificator Officer", tornando inteligíveis para gestores as complexidades digitais. Desenvolve projetos de implementação, integrações e treinamentos na plataforma HubSpot.