Skip to content
Bruno Amico 26 de Outubro de 2016 3 min de leitura

Soluções Inbound e HubSpot para fechar novos clientes [Parte 3]

Empresas não têm a opção de continuar fazendo marketing como antes, a não ser que queiram perder vendas. Se podemos pular comerciais, anúncios, bloquear publicidades e ignorar e-mails de propagandas, então como utilizar técnicas de marketing para ajudar a fechar mais clientes para sua empresa?

 


Na direção oposta à comunicação invasiva, o inbound marketing expressa o novo jeito de interagir com potenciais e atuais clientes. As estratégias inbound são elaboradas para ATRAIR, CONVERTER, FECHAR E ENCANTAR futuros compradores e com isso gerar crescimento expressivo, e isso explica porque a metodologia é considerada efetiva por gestores e empreendedores em mais de 90 países.

De acordo com o State of Inbound 2016, empresas que adotam estratégias inbound são, em média, 4x mais eficientes. O relatório ainda aponta que 72% das organizações que calculam ROI de marketing afirmam que inbound é de fato efetivo.

O FECHAMENTO é uma fase é crucial, porque ela significa faturamento! É neste momento que os leads qualificados podem se tornar clientes. O processo de geração e conversão de leads pode ser longo, geralmente leva-se em média 7 a 13 interações para converter um lead para venda, por isso investimos muito no desenvolvimento e nutrição deste relacionamento.


Desafios de negócio para fechar novos clientes

  • Falta de visibilidade sobre quais ações de marketing estão ou não funcionando
  • Não saber de onde vêm os leads mais interessantes
  • Dificuldades para identificar o momento em que os prospects estão prontos para comprar


Fechar vendas, esse é o objetivo final de todo empreendedor. As técnicas de vendas são muitas e diversas, mas muito ainda é feito de forma desordenada e improvisada, tendo como base principal a rede de relacionamentos dos vendedores. O sucesso do inbound se traduz em atrair, converter e fechar clientes oriundos do ambiente online, que de outra forma não saberiam da existência do seu negócio. Se a metodologia e a tecnologia puderem realmente lhe ajudar a vender, seu caminho será o do sucesso!

Soluções inbound para fechar novos clientes

  • Utilizar e-mail marketing e automação para entregar a informação relevante no momento certo, para pessoa certa e na hora certa
  • Nutrição de leads baseada em interesse segmentado
  • Análise de ações de marketing através de closed-loop-reporting


Inbound pode lhe ajudar a fechar negócios através da segmentação dos contatos, para que os diversos produtos/serviços possam ser apresentados aos reais interessados, reduzindo as chances de interrupção e perda de interesse. Os leads são nutridos através de estratégias elaboradas, para que aos poucos, como em um “namoro”, eles possam conhecer a sua marca, e confiar em seus serviços. Quando finalmente chegar o momento da compra, seu nome estará no topo da lista.

HubSpot assume um papel fundamental na concretização da venda com o Hub Sales, pois os relatórios detalhados fornecem informações precisas sobre o que está funcionando, qual assunto desperta mais interesse, eliminando “achismos” no processo.

A automação faz a ponte entre as ações de marketing para atrair e converter contatos, fornecendo valiosas informações para a equipe de vendas, através do CRM (gratuito) integrado. Registro de e-mails, reuniões, ligações telefônicas, histórico de interações, tarefas e notas monitoram todas as oportunidades de negócio, indicando a hora certa de fazer contato.

 

Ações integradas para performance de marketing e vendas

Métodos antigos como telemarketing, campanhas de e-mail em massa e listas compradas estão perdendo sua eficácia dia após dia, porque hoje o poder de decisão está no comprador, e não mais no vendedor. Portanto, é hora de repensar como está investindo em seus esforços de marketing e vendas.

Aposte em estratégias integradas, capazes de monitorar ações de marketing e vendas como um todo. A fase "FECHAMENTO" da metodologia inbound não é apenas função da área de vendas. Marketing precisa estar envolvido no processo e compartilhar das mesmas metas para ajudar na entrega do conteúdo de suporte assertivo aos prospects através, criando desta forma oportunidades reais de negócios.


avatar

Bruno Amico

Aficionado por inovação e tecnologia. Torna o HubSpot acessível a gestores com projetos de integração, implementação e treinamentos na plataforma.