Transferência de conhecimento para implementação HubSpot

fevereiro 14, 2019

Implementação HubSpot Inbound Soul

"Nós somos vikings, e queremos piratear vocês", foi o que ouvi da Ana, diretora de marketing, em nosso primeiro call de apresentação. Desde então, não paro de pensar em como isso faz todo sentido para nosso negócio, e também como faz sentido compartilhar isso com quem precisa de expertise inbound para cumprir com os imensos desafios das atuais operações de marketing.

Nossa vida não está nada fácil! Não estou falando da minha ou da Soul, mas sim da nossa vida profissional, em geral. Criações, estratégias, metas, prazos, budgets, mudanças, gestão de pessoas, enfim, tudo que sempre fez parte dos desafios de gestão estão girando e evoluindo rápido demais, e desabando na mesma intensidade, e tudo que ouço dos gestores é: precisamos FAZER ISSO DAR CERTO.

No nosso caso, fazer dar certo, significa implementar uma plataforma capaz de captar, armazenar e interagir com a atual base de contatos, e também com aqueles que ainda serão captados, que fazem parte das expectativas de crescimento das empresas. Precisamos criar recursos para que as equipes internas de clientes HubSpot, plataforma completa para gestão e automação de marketing, vendas e serviços possam usar as ferramentas de interação e análises disponíveis e que possam seguir com segurança com a arquitetura digital por trás das campanhas inbound, Landing Pages, blog posts, e-mail marketing, e etc...

 

Agência parceira HubSpot - desafios e objetivos Gift

Bem, fazer dar certo no caso de uma implementação HubSpot é fazer uso das melhores práticas da ferramenta e metodologia inbound, é se empenhar a usar - e explorar - os recursos disponíveis, entre outros precisamos ajudar usuários de HubSpot a:

  • Planejar e executar campanhas de comunicação pautadas em estratégias full funnel, capazes de gerar resultados efetivos de vendas a partir das interações provocadas pelas campanhas.

  • Auxiliar equipes na mudança de mindset para que o novo seja absorvido, da maneira mais orgânica e efetiva possível (esse é um ponto crítico da implementação HubSpot e inbound). As coisas serão diferentes com o uso de uma nova plataforma, não tem como escapar. 

  • Desenvolver ou formatar peças de marketing e vendas que respeitem a anatomia de peças exemplificada pela cartilha HubSpot. Se eles dizem que funciona assim, acredite, funciona mesmo!

  • Demonstrar retorno de investimentos através de relatórios on time configurados no HubSpot e na maioria das vezes, adaptados à realidade de cada empresa. 

 

Nós, implementadores e parceiros HubSpot, temos que estar prontos para o novo mundo, e aptos para ajudar.

 
Por isso, Ana acertou em cheio quando disse que vai me piratear - e tenho certeza que ela vai mesmo! E eu, quando ouvi isso, abri os braços e disse: sou toda sua, amiga! Por que a parte mais difícil do meu trabalho é explicar que nosso core business é transferência de conhecimento inbound e HubSpot para equipes de marketing e vendas, e quando alguém entende isso rapidamente é como se eu encontrasse uma amiga de longa data, alguém que já me conhece e que me entende. 

 

Capacitação contínua em inbound e Hubspot

 

HubSpot CRM Training

Há 9 anos venho desvendando mistérios e acompanhando a evolução do HubSpot. No começo eu era cliente e não sabia como fazer esse "trem" dar certo, tive ajuda, mas os recursos e entendimentos da época não foram suficientes para impactar resultados. Já fiz parte de agência de serviços inbound, e aprendi que somente a entrega de escopos de marketing não vai mudar o jogo de nenhuma empresa. Hoje, sou implementadora de HubSpot e sigo pensando em melhores maneiras de modelar nossos serviços, mas uma coisa é certa: vamos transferir conhecimento, e isso vai ser intenso, para nós e para nossos clientes.

Nós temos que ser muito bons, mas nossos clientes tem que SER MELHORES - na verdade, muito melhores! Se piratearem direitinho vão poder usar todos os atalhos que já desvendamos, todas as melhores práticas para que esse não seja um investimento em vão.

Porque no final das contas, não somos nós que levamos as operações de marketing e vendas nas empresas, nós somos uma ponte, um parceiro que caminha de mãos dadas nesta caminhada estratégica.

quotesProductivity is never an accident. It is always the result of a commitment to excellence, intelligent planning and focused effort."
(Paul J. Meyer)

 

Tenho um HubSpot, e agora?

 Store

Se você já tem um HubSpot para chamar de seu, saiba que se tudo der certo, o seu mundo será dividido em 2 eras, antes de HubSpot e depois de HubSpot.

Seu mundo vai virar de pernas para o ar durante a implantação, porque você vai ter que se adaptar ao software, e não o inverso. Mas a verdade é que depois deste período de adaptação e set up, sua vida vai ficar muito melhor!

Suas rotinas serão pautadas em relatórios precisos, em fluxos de interações automatizadas e facilmente acessíveis. Suas ações de vendas serão mais  organizadas, registradas e monitoradas. Suas equipes terão mais tecnologia, ou seja, ferramentas para trabalhar melhor. 

Suas ferramentas vão mudar. Seus processos vão mudar. Sua maneira de construir campanhas, de acessar dados, de interagir com potenciais e atuais clientes, de gerar relatórios, tudo vai mudar - acredite!

Por isso é importante pensar que fazer tudo isso sem uma consultoria estratégica, sem treinamentos ou inteligência digital, e principalmente, sem piratear conhecimento de quem efetivamente está imerso neste mundo é praticamente suicídio. As chances de morrer na praia são altíssimas. 

Tudo isso é parte da evolução digital nas empresas, e isso que tem que estar claro para gestores que aderem a soluções como o HubSpot, e mais uma vez, em casos como esse, piratear conhecimento é a melhor opção.

Minha gratidão pelas rápidas e intensas conversas com a Ana e sua incrível equipe de operações.

Que venham mais vikings!!!

New call-to-action

Cris Assis
Cris Assis

Co-Founder Inbound Soul | HubSpot Partner Brazil | HubSpot Certified Trainer | HUG Leader SP | Member of HubSpot Partner Advisory LATAM. Empreendedora, formada em Publicidade (FAAP), com MBA em Estratégia de Negócios (FVG), encontrou na metodologia inbound e na plataforma HubSpot uma fórmula de sucesso para criar e implementar estratégias orientadas à inovação e performance, unindo branding, conteúdo e tecnologia avançada. Estrategista nata, visualiza e arquiteta soluções para desafios complexos de marketing e vendas - desde que ela esteja com papel e caneta em mãos.