Vamos Conversar

"In a customer-centric world, marketers are Growth Leaders"

Três áreas de sua empresa que precisam de uma estratégia de conteúdo


Content-Strategy-Inbound-Soul-Agencia-HubSpot-Brasil.jpeg

Quando você pensa em estratégia de conteúdo, o que vem à sua cabeça? Seu pensamento é limitado por exemplo na constatação de que conteúdo estaria apenas atrelado a blog posts? Ou que ele está relacionado somente à área de marketing das empresas?

Bem, esta não é exatamente uma verdade.

O conteúdo começa sim na área de marketing, onde a equipe trabalha como um centro de produção voltada ao desenvolvimento de materiais relevantes e de alta qualidade, sendo mais tarde distribuídos de maneira criativa e assertiva para o público externo e interno.

 

Como uma estratégia de conteúdo pode ser mais assertiva?

  • Acertar a maneira correta de passar uma mensagem - seja por meio de slides, vídeos ou pdfs - poderá ser uma excelente maneira de escalar na capacitação de funcionários

  • Criar um documento contando sobre a história e a cultura da empresa também pode funcionar como uma forma simpática de mostrar o que os funcionários podem esperar ao iniciar sua trajetória profissional

  • É por meio do conteúdo que é possível estabelecer padrões e processos que servirão para entregar cada vez mais produtividade

O conteúdo tornou-se central para cada objetivo que a empresa deseja alcançar. Ele normalmente é utilizado para três pontos principais:

  1. Geração de leads
  2. Nutrição de relacionamento
  3. SEO

Vejamos agora, quais as outras áreas além do Marketing que podem se beneficiar com a estratégia de conteúdo


Área de vendas

Sua empresa provavelmente já criou conteúdos específicos de vendas, seja na forma de um produto ou serviço, de comparativos, propostas ou qualquer outro tipo de garantia de venda. No entanto, é preciso ir além do conteúdo promocional. 

Documentar a estratégia que utilizou para chegar às estratégias, metas e outras conclusões de liderança podem servir para ajudar muito seu departamento.

Registrar e demonstrar como o seu fluxo de pensamentos funciona ajudará a capacitar todos os seus representantes com conteúdo educacional que permita encorajá-los na utilização de três maneiras:

 

  • Atendimento ao cliente: esteja você reunindo esforços para enviar e-mails de apresentação ou aumentar seu networking no LinkedIn, sua equipe de vendas pode e deve usar o conteúdo educacional para despertar o interesse destes públicos. 

  • Nutrição de leads: quando um lead precisa fazer uma pergunta ao vendedor e quer assertividade na resposta, o conteúdo educativo poderá de forma rápida e precisa complementar o processo de vendas sem que uma longa ligação seja necessária.

  • Iniciar diálogos: o conteúdo é uma excelente ferramenta para atrair a atenção ou para solicitar às pessoas opiniões de especialistas que seja inserido em um artigo que esteja escrevendo. Isso pode fortalecer tanto seu conteúdo quanto sua relação com as empresas e líderes.

 

Área de Recursos Humanos

Contratar e treinar as pessoas certas é sempre um processo muito desafiador para as empresas; porém, integrar o conteúdo ao processo de contratação faz com que todos se beneficiem.

 

  • Recrutamento: se você quiser atrair candidatos que compartilhem seus valores, crie conteúdo que mostre como sua empresa funciona. Quando os candidatos tiverem acesso a este conteúdo, eles saberão rapidamente se a empresa atende ou não ao próprio perfil.

 

  • Examinando o candidato: aos candidatos que passaram pela primeira etapa do processo, envie conteúdos antes de marcar a entrevista pessoal. Analisar se os candidatos leram ou não estes conteúdos também pode ser um excelente sinal de que o entrevistado terá mais potencial para a vaga.

 

  • Treinamentos: quando os candidatos se juntaram à equipe, envie-lhes mais conteúdos sobre tendências de sua empresa e da indústria para ajudá-los a se preparar para a jornada dos primeiros meses de trabalho.

 

Área C-Suite

Não são as empresas que tem ideias - e sim as pessoas. Por trás do sucesso de cada marca existe uma equipe de pessoas liderando. Criar conteúdos para eles beneficiará o time todo, facilitando:

  • Novas conexões: as pessoas que leem seu conteúdo vão querer saber quem estava por trás disso. Novas conexões são muito mais propensas a responder a uma voz que seja considerada atraente e confiável.
  • Relações com investidores: se uma empresa está pensando em buscar novos investimentos, é viável saber que investidores normalmente se informam sobre os líderes das empresas. Artigos que certifiquem sua liderança e participação no grupo C-suite pode proporcionar à sua empresa vantagem competitiva entre relação a outras que também estão buscando investimento.  

O conteúdo pode começar com o marketing, mas está longe de limitar-se a ele. Compartilhar conteúdo entre os departamentos - e usá-lo ativamente como ferramenta - ajudará todas as áreas da empresa. É uma maneira poderosa de atingir os objetivos departamentais individuais e assim, levar sua empresa ao sucesso.

Clique Aqui para se inscrever em nosso blog sobre crescimento de negócios

Lillian Ambrosio

Com alma pulsante por palavras, linguagens e contextos, encontrei na metodologia inbound uma excelente forma de absorver informações e comunicá-las de maneira fluida e eficaz ao leitor. Ter acesso a esta incrível ferramenta trouxe o início da realização de um sonho: trabalhar escrevendo e exercendo uma de minhas grandes paixões.